A Pesquisa Nacional do IBGE apontou que a Paraíba apresenta 4.025.000 pessoas, sendo 2.113.000 mulheres e 1.912.000 homens. Em João Pessoa, são 370 mil homens e 450 mil mulheres. Apesar da maioria da população paraibana ser feminina, os homens morrem mais, pois entre 2014 e 2018, foram 71.084 homens contra 58.151 mulheres que faleceram segundo a Secretaria de Saúde da Paraíba (SES). Em João Pessoa, foram mais de dez mil mortes de homens e cerca de 8.500 em mulheres.
As doenças que mais atingem o sexo masculino no Estado, em especial em João Pessoa são: doenças cardiovasculares (hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio), fatores externos como acidentes de trânsito, homicídios, violência por arma de fogo ou arma branca, doenças metabólicas/endócrinas (diabetes e obesidade), pneumonia, acidente vascular cerebral hemorrágico, câncer (de pele, próstata, estomago, fígado e vias biliares intra-hepáticas e Cavidade Oral/ Traquéia, Brônquio e Pulmão) e as doenças pulmonares (DPOC e enfisema pulmonar).
A maioria dos paraibanos tem entre 40 a 59 anos, sendo mais de um milhão de pessoas. A menor quantidade tem de 14 a 17 anos. A violência urbana é o que mais mata os homens jovens e as doenças cardiovasculares são responsáveis pelos óbitos de adultos e idosos na capital.
No entanto, nos últimos quatro anos, os paraibanos morreram mais por infarto agudo do miocárdio (6.110 mortes) e câncer de próstata (1.505 óbitos). O Ministério da Saúde alerta que este câncer é o tipo mais comum entre os brasileiros, matando cerca de 30% dos homens que desenvolvem tumores malignos.
Com relação ao câncer de próstata, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que a cada hora sete homens recebem o diagnóstico e a cada 38 minutos um morre devido a esta doença no Brasil. Apenas neste ano, foram 235 mortes na Paraíba entre os meses de janeiro e outubro. Em João Pessoa, foram 164 mortes em 2017. Para os próximos dois anos são estimados 1.170 novos casos da doença no Estado e 180 na capital.
Redação
Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais
Um homem foi assassinado a tiros na manhã de hoje (3), no bairro Funcionários IV,…
O movimento político liderado pelo deputado estadual Fábio Ramalho já começa a produzir efeitos práticos…
Na manhã de ontem (02), policiais da Força Tática do 13º BPM prenderam dois suspeitos…
Um incêndio de grandes proporões atingiu um mercado no bairro do Pedregal, em Campina Grande,…
Ontem (02), o pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), que divulgou orientações sobre…
Na abertura do ano legislativo nesta segunda-feira (02), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse que divergências…