Categorias: Saúde

JP: quase metade dos casos de agressões a menores ocorrem em casa, diz levantamento

PUBLICIDADE

Um diagnóstico apresentado nesta semana sobre a situação das crianças e dos adolescentes na cidade de João Pessoa no tocante a violências sofridas, feito pela Casa Pequeno Davi, revelou que 46,8 % dos familiares conheciam casos de violência, destes 49,8% aconteciam em casa. Os dados apresentaram ainda que 71,7% das crianças e adolescentes tinham conhecimento de situações de violência e 47% afirmaram já terem sofrido algum tipo de violência.

Em ambos os casos, citaram que são as instituições ou equipamentos públicos os locais onde ocorrem a violência, sendo o ambiente escolar propício a bullying, violência física, racismo, preconceito e discriminação (por ser gordo ou negro). O diagnóstico é uma iniciativa do projeto social “Conhecer para proteger”, idealizado pela Casa Pequeno Davi, executado através do fundo municipal gerenciado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa (CMDCA-JP), com apoio do Itaú Social e apoio técnico da UFPB, por meio do Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (Nupedia).

Segundo seus idealizadores o objetivo é estabelecer os dados biosociodemográficos de crianças e adolescentes, entre 0-18 anos; identificar as violações que estes jovens foram submetidos; analisar a efetivação dos eixos de promoção e defesa dos direitos através das políticas de saúde, educação, assistência social e juventude, do sistema de justiça, ministério público e conselhos tutelares.

Os locais mais citados pelos profissionais e gestores onde ocorrem as violações ou violências foram casa (61,4%), comunidade (19,2%) e instituições ou equipamentos públicos (14,4%). Quanto aos tipos de violência referiram-se ao preconceito, violência comunitária, alienação e discriminação religiosa. Participaram da pesquisa crianças, adolescentes, famílias, profissionais, gestores, operadores do direito, integrantes SGD, num total de 1.819 participantes.

A coordenadora do projeto, Renata Soares, ressalta a importância do diagnóstico para propor políticas públicas mais efetivas no ciclo orçamentário dos gestores municipais, a partir das secretarias de Educação, Assistência Social, Esporte, Juventude e Lazer; e Saúde. “Esse ano começa o ciclo orçamentário da nova gestão municipal. Além de ser um retrato aprofundado da realidade, o diagnóstico é uma forma de cobrar que os recursos financeiros sejam destinados para o fortalecimento de políticas para promoção de direitos da criança e do adolescente. Com a categorização do diagnóstico, poderemos identificar onde se encontram as deficiências, em quais territórios as políticas públicas precisam ser reforçadas, qual a faixa etária mais vulnerável. O diagnóstico nos permite essa possibilidade”, explicou.

Redação

Últimas notícias

Paraíba registra a menor taxa de desemprego da história em 2025

A Paraíba vive um momento histórico no mercado de trabalho. De acordo com os dados…

20 de fevereiro de 2026

Cagepa denuncia pela quinta vez obra de drenagem da Prefeitura que danifica rede de esgoto em JP

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (20) que, pela…

20 de fevereiro de 2026

Wellington Roberto defende participação na escolha do vice de Cícero Lucena: “Tenho que ser ouvido também”

Aliado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), na disputa pelo Governo da Paraíba,…

20 de fevereiro de 2026

Pré-campanha em Campina Grande movimenta auxiliares de Bruno Cunha Lima rumo a 2026

A cena política de Campina Grande começa a se intensificar na pré-campanha para 2026, com…

20 de fevereiro de 2026

VÍDEO: Mô Lima confirma apoio a Lucas Ribeiro ao Governo e reforça aliança com João Azevêdo e Nabor para o Senado

O vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP), oficializou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP)…

20 de fevereiro de 2026

“Deusdete está indo para o Tribunal de Contas, isso são favas contadas”, afirma líder do governo na ALPB

A ida do secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB), para…

20 de fevereiro de 2026