Dos 71 casos de microcefalia com alterações neurológicas confirmados até o momento na Paraíba, 11 tiveram sua associação com o vírus zika comprovada. A informação foi divulgada ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). De acordo com a gerente executiva da Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega, até o momento as divulgações traziam dados apenas de casos com confirmações de alterações neurológicas.
“Mas isso não quer dizer que os demais 60, além desses 11, não tenham risco de associação com a zika. Esse é um laudo delicado e que estamos fazendo com cautela, porque pode ter alguma amostra que não traga a confirmação e outra que sim. Por isso mesmo não estávamos divulgando, para não causar confusão, pois esse é um diagnóstico ambulatorial sensível”, explicou.
De acordo com o monitoramento, dos 11 casos confirmados com amostra positiva para o vírus zika, cinco ocorreram em João Pessoa. Ainda estão na lista as cidades de Juazeirinho (2), Caldas Brandão (1), Gurinhém (1), Olivedos (1) e Pilões (1).
MAIS ÓBITOS Com relação à semana passada, não houve evolução com relação ao número de óbitos. Até o momento, 20 dos casos notificados evoluíram para óbito nos municípios de João Pessoa (4), Santa Rita (2), Sapé (2), São João do Rio do Peixe (1), Cacimbas (1), Campina Grande (1), Conde (1), Juazeirinho (1), Nova Olinda (1), Parari (1), Piancó (1), Santa Inês (1), São Bento (1), São João do Tigre (1) e São Miguel de Taipu (1).
Redação com SES








