Categorias: Saúde

Sertão, Cariri e Brejo têm o menor público do app que oferece atendimento

O Aplicativo Monitora Covid-19 completou, nesta sexta-feira (26),  48 dias com mais de 7.500 pessoas atendidas. Até agora são 11.680 cadastros, um número que coloca a Paraíba em segundo lugar no país, perdendo apenas para a Bahia, com 16 mil, pioneiro na implantação do app. A maioria dos cadastros está concentrada na grande João Pessoa, com 60% de usuários. Nas regiões do Cariri, Brejo e Sertão, o número de cadastros é bem menor.

“Temos observado que, na grande João Pessoa, a população aderiu a proposta, desafogando os serviços de saúde. Provavelmente, as pessoas atendidas por meio do aplicativo iriam à procura de uma unidade, em busca de dúvidas simples. Através do aplicativo, tiveram atendimento e os casos foram resolvidos. Pretendemos dar essa mesma resposta nas regiões do Cariri, Brejo e Sertão. Por isso, é tão importante que a população se cadastre”, disse a gerente operacional de Atenção Básica da SES, Rayanna Coelho.

Rayanna explicou que o aplicativo proporciona o atendimento médico em até 48 horas. “Dependendo dos casos, os médicos orientam para que as pessoas fiquem em casa ou é feito o encaminhamento para os postos de sáude e UPAs”, explicou. O aplicativo conta com uma equipe de retaguarda de 30 médicos, atendendo todos os dias da semana, das 8h às 20h.

O Monitora Covid-19 oferece atendimento por meio de um aplicativo que baixa no celular (smartphone e IOS). É mais uma ferramenta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para monitorar pacientes com sintomas do novo coronavírus.

A ferramenta funciona como triagem de classificação de risco e disponibiliza atendimento médico por ligações telefônicas e chat. Primeiramente, o usuário precisa baixar o aplicativo, preencher o cadastro e responder às perguntas. A partir daí, o algoritmo do Monitora Covid-19 faz a classificação do paciente, conforme as informações dadas.

Para ter acesso a esses atendimentos, é necessário baixar o aplicativo no celular, fazer o cadastro e responder a algumas perguntas que são uma espécie de triagem para que o aplicativo possa fazer a classificação de risco do paciente e o seu devido encaminhamento.

PB Agora

Últimas notícias

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026

Feridos em ataque a tiros na Grande JP seguem internados; três pessoas morreram e cinco suspeitos foram detidos

Três das seis pessoas que foram feridas em ataque a tiros durante uma festa em…

16 de fevereiro de 2026