A Paraíba o tempo todo  |

Microcefalia por zika já chega a 17 países; PB tem 155 casos

 Depois de meses de dúvidas sobre a ligação entre vírus e malformação, e um alerta mundial, 17 países já registram casos de microcefalia associada ao zika, de acordo com o boletim mais recente da Organização Mundial de Saúde (OMS). A Paraíba tem 155 casos de microcefalia confirmados desde agosto de 2015, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) recentemente.

Em quatro, não há transmissão local do vírus, mas as mães viajaram a locais onde há epidemia. Desde 2007, 70 países tiveram transmissão local de zika. O balanço é de 1.926 casos de malformação no mundo desde 2015. O Brasil ainda concentra a maior parte dos registros associados ao zika (1.835). Outros 2.957 casos no país seguem em investigação pelo Ministério da Saúde — em 4.223, a relação com vírus e com problemas congênitos foi descartada.

Na sequência, têm mais notificações de microcefalia Colômbia (24) e Estados Unidos (21). Dos registros americanos, três são de mães que contraíram o vírus em outros países. Na Europa, os três casos de microcefalia — na Eslovênia e na Espanha — não são autóctones.

A Paraíba tem 155 casos de microcefalia confirmados desde agosto de 2015, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) recentemente. Os casos estão distribuídos em 62 cidades e foram confirmados com base nos laudos dos exames de imagem e/ou resultados de exames laboratoriais para detecção do vírus zika.

Também estão confirmadas 17 mortes relacionadas com a microcefalia, nos municípios de Sapé (2); São José do Sabugi (1); São João do Rio do Peixe (1); São Miguel de Taipú (1); Santa Rita (2); Sossego (1); Olivedos (1); Piancó (1); Parari (1); Nova Olinda (1); São Bento (1); Juazeirinho (1); João Pessoa (1); Conde (1) e Campina Grande (1).

Segundo a SES, ao todo a Paraíba notificou 898 casos em 135 municípios, sendo que 494 já foram descartados para a microcefalia relacionada à infecção congênita e 249 seguem sob investigação.

Redação com SES

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe