A Paraíba o tempo todo  |

Médicos podem deixar PSFs paraibanos em busca de salários maiores, garante secretário da Famup

A Paraíba foi o primeiro Estado do Brasil a preencher todas as 129 vagas deixadas pelos médicos cubanos através do Programa Mais Médicos (PMM). Mas segundo o secretário executivo da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Pedro Dantas, mesmo as vagas tendo sido preenchidas pelo Edital, não significa dizer que os médicos já estejam trabalhando. “O prazo para que eles compareçam ao trabalho termina no próximo dia 14, e o salário estipulado será de R$ 11,300 pago pelo SUS”, informou Pedro Dantas.

 

Ele disse também que a abertura das vagas para o Programa Mais Médicos vem provocando 'dor de cabeça' em alguns prefeitos. O motivo é que alguns médicos que estão se inscrevendo no programa já estavam trabalhando como médico da família. Ou seja, eles estão deixando o antigo trabalho por causa do salário que está sendo oferecido através do Programa Mais Médicos.

 

Ainda segundo o secretário executivo da Famup, esse problema vem acontecendo em todo o país e na Paraíba também está acontecendo nos municípios de Umbuzeiro e Belém. “O problema é que o desligamento dos médicos de alguns PSFs, para o Programa Mais Médicos, terão que ser preenchidos por outros profissionais que receberão salários inferiores aos que estão sendo oferecidos pelo PMM, já que serão pagos pelos gestores municipais. O que vai ser um problema para os prefeitos”, explicou.

 

Pelo Programa Mais Médicos, os profissionais, conforme a Secretaria de Saúde do Estado, serão distribuídos de acordo com as macrorregiões. Primeira macro vai absorver 33 médicos em 21 municípios: segunda macro contará com 35 médicos em 26 municípios e terceira macro com 61 médicos em 31 municípios. O total de municípios é 78 e o total de médicos 129. O total geral de municípios com o programa corresponde a 138.

 

Edital

Pelo novo edital do Programa Mais Médicos foram oferecidas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba. As inscrições já foram encerradas com 100% do preenchimento das vagas.

 

Redação

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe