Médicos destacam razões para voltar a usar máscara mesmo com a flexibilização do seu uso

PUBLICIDADE

O uso de máscaras contra a Covid-19 voltou a ser recomendado em locais fechados diante do aumento de casos e internações pela doença no país. A orientação não é à toa: a ciência já comprovou que o uso de máscara cobrindo nariz e boca, sobretudo a cirúrgica e do tipo N95, realmente é eficaz para evitar o acesso de vírus respiratórios, como o SARS-CoV-2, e consequentemente a sua disseminação. Para falar sobre esse uso foram escutados os médicos infectologistas: Renato Astray, Clarissa Barros Madruga e Fernando Chagas.

Para Renato Astray, o uso da máscara neste momento se torna uma medida de contenção ainda mais importante porque o país vive uma concentração de situações propícias para a disseminação do coronavírus e de suas variantes, que pode causar a temida quarta onda de Covid-19.

“As pessoas pensam muito na saúde dos familiares mais próximos, mas precisam entender que a vacina e o uso de máscaras são medidas de saúde coletiva. Quando nos protegemos destas formas, contribuímos para diminuir a circulação do vírus e para proteger quem não pode tomar a vacina, quem tem comorbidades e doenças crônicas e está mais suscetível a infecções graves”, disse.

Uma pesquisa divulgada recentemente pela revista PNAS, da Academia de Ciência dos Estados Unidos, com base em quatro meta-análises de estudos anteriores, mostra que o uso de máscaras é eficaz para conter o avanço da Covid-19 em ambientes comunitários. A pesquisa estima reduções médias no risco de infecção de até 61% em resultados individuais.

Para Clarissa Barros Madruga, “Todos os anos passamos pelas temporadas de gripes e resfriados, muitas vezes ocasionadas por vírus conhecidos, como o Influenza, outras vezes por vírus novos e muito agressivos, como aconteceu com o coronavírus. Em todas essas situações, as medidas de higiene da tosse e uso de máscaras são protetoras”, disse Clarissa ao destacar também que, além de serem costumeiramente mais recorrentes em períodos frios, doenças virais também se espalham com mais facilidade devido a tendência da população de se aglomerar. “Já passamos por gripe suína, gripe aviária, estamos ainda vivenciando o Covid, e temos novas ameaças chegando, como a Monkeypox. Diante de todas essas informações acumuladas pela população, é importante que todos tenhamos a consciência da proteção que a máscara confere a todos nós e a quem amamos.”

Assim também pensa o infectologista Fernando Chagas ressalta: “Estamos em uma fase de baixíssima transmissibilidade do coronavírus, porém ainda presenciando, em um momento ou outro, alguns casos positivos. Isso simboliza que o vírus ainda circula”, disse o infectologista, onde acentua que o uso de máscara se estende, principalmente, para quem está inserido em algum grupo de risco, como idosos, gestantes e pessoas com comorbidade. Ele lembra também que, em relação a Monkeypox, apesar da transmissão por toque ser a mais comum, existe o risco de propagação via gotículas.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

CNN: Lula acena a Hugo Motta e União Brasil com demissão de Sabino

A analista da CNN Isabel Mega avalia que decisão do presidente visa estreitar laços com…

18 de dezembro de 2025

ALPB registra ano mais produtivo da história com mais de 10 mil aprovações

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) apreciou, ao longo do ano legislativo de 2025, cerca…

18 de dezembro de 2025

Ação policial prende suspeito de tráfico com 20 quilos de haxixe que seria vendido no RN e PB

Uma ação articulada entre as polícias civis da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande…

18 de dezembro de 2025

“Fizemos a nossa parte e seguiremos na defesa da democracia” diz Veneziano ao lamentar aprovação do PL da Dosimetria

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) lamentou a aprovação do Projeto de Lei da…

18 de dezembro de 2025

“Conversas avançam, mas definição sobre vice ficará apenas para 2026”, diz Lucas Ribeiro

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), afirmou, em…

18 de dezembro de 2025

Após publicação enigmática nas redes sociais, Romero Rodrigues detalha conversas do Podemos para 2026

A publicação enigmática feita pelo deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) nas redes sociais, nesta terça-feira…

18 de dezembro de 2025