Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), apontam que neste ano devem ser registrados 61,2 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. A campanha Novembro Azul alerta para a doença e a necessidade de prevenir o seu surgimento.
Em entrevista a imprensa paraibana o urologista Osório Abath Filho, disse que a cirurgia de retirada da próstata pode causar impotência sexual e incontinência urinária em 25% dos pacientes operados.
No entanto, é a única forma de garantir a cura do câncer. Por conta disso, ele destaca a importante da realização de acompanhamento preventivo, mesmo que não exista nenhum sintoma. Esse também é o alerta feito pela campanha Novembro Azul, que convoca os homens com mais de 45 anos de idade a procurar um urologista e fazer um check-up.
Para ele, o exame do toque, ainda é a única avaliação eficaz para diagnosticar o câncer com segurança. Abath explicou que a impotência e a incontinência acontecem porque terminações nervosas acabam sendo afetadas. “Esse risco existe independente do serviço onde o paciente for atendido, seja público ou privado. A questão é que o nervo eretor que, como o nome já diz, é responsável pela ereção masculina, passa muito perto da próstata e, portando, há uma grande chance de ele ser afetado na retirada do órgão doente”, disse.
Redação
O gestor público que trabalha com seriedade e presta serviços essenciais ao seu povo não…
O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley (Republicanos), sinalizou que está em…
Aliados do governador João Azevêdo (PSB) têm sentido a ausência do chefe do Executivo estadual…
O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão, em entrevista a imprensa nesta terça-feira (10), projetou…
O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma…
A senadora Daniella Ribeiro (PP), mãe do vice-governador e pré-candidato do Governo do Estado, Lucas…