Cerca de duas mil mulheres de 24 municípios da região de Patos e que estão cadastradas junto à 6ª Gerência Regional de Saúde serão beneficiadas com a realização de exames de mamografia pela Maternidade Peregrino Filho. O novo serviço começa a ser oferecido a partir desta quinta-feira (20).
A Peregrino Filho, segundo seu diretor Rogério Nunes, está em condições para receber essa clientela, que faz parte de uma demanda reprimida que tinha muita dificuldade de acesso ao serviço. O exame de mamografia faz um mapeamento de possíveis lesões nas mamas, identificando precocemente o câncer em seu estágio inicial, dando oportunidade para tratamento e cura.
Serão feitas trinta mamografias por dia, de segunda a sexta-feira, divididas pelos turnos manhã e tarde. Os primeiros municípios a enviar suas pacientes serão São Mamede e Santa Luzia, mas com rotatividade de fluxo entre todos os municípios.
O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde, e o Instituto Fibra estão garantindo 500 mamografias por mês. “Todos os municípios da Regional Patos já estão regulados para usufruir desse exame”, comentou o gerente da 6ª GRS, José Leudo Farias.
A mamografia é indicada para as mulheres com idade a partir dos 40 anos ou mais. Para aquelas que possuem casos de câncer na família se recomenda que se faça esse procedimento a partir dos 35 anos. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama ainda são elevadas. Presumi-se que isso ocorra devido o diagnóstico tardio.
SECOM-PB
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O Procon de João Pessoa registrou que o menor preço da gasolina comum permanece em R$ 5,75 há cinco pesquisas consecutivas. O…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participará do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. O discurso de…
A Lei do Uso e Ocupação do Solo de João Pessoa, conhecida como Lei do…
Membros da Guarda Civil Municipal, deteram ontem (20), um jovem de 18 anos, no bairro…
O governador da Paraíba, João Azevêdo, afirmou, ontem (20), em entrevista ao programa Arapuan Verdade,…
Um bolão registrado na Loteria Tambaú, em João Pessoa, na Paraíba, com apenas duas cotas…