A Paraíba o tempo todo  |

Maternidade de Patos passa a realizar exames de mamografia

Cerca de duas mil mulheres de 24 municípios da região de Patos e que estão cadastradas junto à 6ª Gerência Regional de Saúde serão beneficiadas com a realização de exames de mamografia pela Maternidade Peregrino Filho. O novo serviço começa a ser oferecido a partir desta quinta-feira (20).
 
 

A Peregrino Filho, segundo seu diretor Rogério Nunes, está em condições para receber essa clientela, que faz parte de uma demanda reprimida que tinha muita dificuldade de acesso ao serviço. O exame de mamografia faz um mapeamento de possíveis lesões nas mamas, identificando  precocemente o câncer em seu estágio inicial, dando oportunidade para tratamento e cura.
 
 

Serão feitas trinta mamografias por dia, de segunda a sexta-feira, divididas pelos turnos manhã e tarde. Os primeiros municípios a enviar suas pacientes serão São Mamede e Santa Luzia, mas com rotatividade de fluxo entre todos os municípios.
 
 

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde, e o Instituto Fibra estão garantindo 500 mamografias por mês. “Todos os municípios da Regional Patos já estão regulados para usufruir desse exame”, comentou o gerente da 6ª GRS, José Leudo Farias.
 
 

A mamografia é indicada para as mulheres com idade a partir dos 40 anos ou mais. Para aquelas que possuem casos de câncer na família se recomenda que se faça esse procedimento a partir dos 35 anos.  O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama ainda são elevadas. Presumi-se que isso ocorra devido o diagnóstico tardio.
 

 

 

SECOM-PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe

      Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

      Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464