A Paraíba o tempo todo  |

Maternidade de Patos implanta novos serviços direcionados aos recém-nascidos

Ofertar exames e testes que possibilitam a identificação precoce de algumas doenças e alterações em bebês, ampliando assim o cuidado aos recém-nascidos na unidade. É com esse propósito que a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, passou a disponibilizar também os testes do olhinho e da linguinha. Com os novos serviços, que foram implantados na semana passada, a Maternidade passa a ter uma triagem neonatal completa, pois já realizava os testes da orelhinha e do coração, além do exame do pezinho, sendo este último teste, direcionado apenas para os bebês que permanecem mais de dois dias na maternidade. Isso porque, o teste do pezinho só pode ser feito após as primeiras 48 horas do nascimento e até o 5º dia de vida do bebê.

O teste do olhinho é feito todos os dias da semana, nos horários 7h às 11h, por um oftalmologista. Já o teste da linguinha é feito por uma fonoaudióloga, que encaminha, quando necessário, para uma pediatra, que por sua vez, realiza a Frenotomia ou a Frenectomia.

O diretor geral da Maternidade e pediatra, Dr. Umberto Marinho Júnior, lembra que os testes do olhinho e da linguinha auxiliam a detectar precocemente a presença de alterações oculares e dificuldades na sucção da mama em recém-nascidos. Quanto ao teste do pezinho, Dr. Umberto lembra que ele já era ofertado pela Maternidade. “Com essa gama de exames, conseguimos ter uma triagem neonatal completa, possibilitando o diagnóstico precoce de doenças genéticas, metabólicas, endócrinas e infecciosas que podem oferecer risco à vida ou prejudicar o desenvolvimento somático, neurológico ou psíquico do recém-nascido”, destaca o médico.

Ambulatório de Ginecologia – Além das novidades direcionadas aos recém-nascidos, a Maternidade reativou, na última segunda-feira (21), o ambulatório de Ginecologia onde estão sendo realizados diversos exames, diagnósticos de doenças e acompanhamento pré-natal. O ambulatório funciona todas as segundas-feiras, à tarde. Na primeira segunda-feira do mês, são realizadas consultas. Na segunda seguinte, são feitas as colposcopias. A terceira segunda-feira do mês é reservada para implantação de DIU’s e a última segunda-feira é destinada para a realização de cirurgias de alta frequência em lesões de colo de útero.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe