Por pbagora.com.br

Ofertar exames e testes que possibilitam a identificação precoce de algumas doenças e alterações em bebês, ampliando assim o cuidado aos recém-nascidos na unidade. É com esse propósito que a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, passou a disponibilizar também os testes do olhinho e da linguinha. Com os novos serviços, que foram implantados na semana passada, a Maternidade passa a ter uma triagem neonatal completa, pois já realizava os testes da orelhinha e do coração, além do exame do pezinho, sendo este último teste, direcionado apenas para os bebês que permanecem mais de dois dias na maternidade. Isso porque, o teste do pezinho só pode ser feito após as primeiras 48 horas do nascimento e até o 5º dia de vida do bebê.

O teste do olhinho é feito todos os dias da semana, nos horários 7h às 11h, por um oftalmologista. Já o teste da linguinha é feito por uma fonoaudióloga, que encaminha, quando necessário, para uma pediatra, que por sua vez, realiza a Frenotomia ou a Frenectomia.

O diretor geral da Maternidade e pediatra, Dr. Umberto Marinho Júnior, lembra que os testes do olhinho e da linguinha auxiliam a detectar precocemente a presença de alterações oculares e dificuldades na sucção da mama em recém-nascidos. Quanto ao teste do pezinho, Dr. Umberto lembra que ele já era ofertado pela Maternidade. “Com essa gama de exames, conseguimos ter uma triagem neonatal completa, possibilitando o diagnóstico precoce de doenças genéticas, metabólicas, endócrinas e infecciosas que podem oferecer risco à vida ou prejudicar o desenvolvimento somático, neurológico ou psíquico do recém-nascido”, destaca o médico.

Ambulatório de Ginecologia – Além das novidades direcionadas aos recém-nascidos, a Maternidade reativou, na última segunda-feira (21), o ambulatório de Ginecologia onde estão sendo realizados diversos exames, diagnósticos de doenças e acompanhamento pré-natal. O ambulatório funciona todas as segundas-feiras, à tarde. Na primeira segunda-feira do mês, são realizadas consultas. Na segunda seguinte, são feitas as colposcopias. A terceira segunda-feira do mês é reservada para implantação de DIU’s e a última segunda-feira é destinada para a realização de cirurgias de alta frequência em lesões de colo de útero.

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Em 30 dias, João Pessoa tem aumento de mais de 7,5 mil casos de covid-19

A pesar das medidas de prevenção e o combate que vem sendo realizado para conter o aumento de casos de covid-19 na Paraíba, a Capital João Pessoa apresentou um aumento…

Ministério Público firma convênio com CG para realização de concurso público

O Ministério Público na Paraíba – por seus ramos estadual (MPPB), Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e de Contas (MPC) – firmaram, nesta quinta-feira (6), um Termo de Ajustamento de…