A Paraíba o tempo todo  |

Maranhão abre campanha na Capital com Ricardo

O governador José Maranhão abriu, na manhã deste sábado, no Centro do Idoso, na Capital, a 11ª campanha nacional de vacinação contra a gripe. Ele se juntou ao entusiasmo das pessoas com mais 60 anos que dançaram e cantaram, transformando o evento em uma festa, e lembrou que, desde 1999, quando abriu a primeira campanha no Estado, os idosos demonstram o mesmo engajamento. A vacinação continua até o dia 8 de maio, em todas as unidades de saúde do Estado, com o objetivo de atingir, pelo menos, 80% dos 410.140 idosos da Paraíba.

“Fico muito feliz ao ver a disposição do público-alvo de se engajar de uma forma cidadã à campanha. Quanto não estamos economizando em recursos e sofrimento ao oferecer o braço para uma vacina? ‘Prevenir é sempre melhor do que remediar’. Tenho certeza que esse momento vai marcar a consciência não só das pessoas que estão aqui, mas dos idosos de todo o Estado. O evento termina, mas os efeitos continuam, porque muita gente que está em casa, em outras cidades, vai tomar conhecimento da campanha e vai aderir a ela”, disse.

O governador chegou ao Centro do Idoso acompanhando do secretário estadual de Saúde, José Maria de França, e logo foi ‘arrastado’ por um grupo e dançou ao som de músicas, como Meu Sublime Torre e Paraíba Masculina. “Com o slogan ‘Deixe a gripe na saudade’, estamos nos livrando de uma moléstia que causa baixa no trabalho e na qualidade de vida das pessoas e já matou milhares de pessoas no mundo. Quero parabenizar o prefeito Ricardo Coutinho, os secretários de Saúde do Estado e do Município, aos trabalhadores e ao povo da ‘melhor idade’ por estarem dando a essa campanha o prestígio que ela merece”, falou o governador.

Superar a meta

O secretário José Maria de França lembrou que a meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% da população idosa, mas o Estado que superar essa meta e está trabalhando para chegar aos 100%. “É tão simples prevenir uma doença que pode se tornar tão grave. Além de ser econômico. Em torno de 50% das internações por complicações de gripe já foram evitadas desde 1999 quando a campanha começou no País. No Estado, mais de 1.700 postos e mais de 5.400 pessoas foram mobilizados para a campanha, que vai continuar pelas próximas duas semanas”, destacou o secretário.

O primeiro a tomar a vacina foi o aposentado José Martins, 83 anos. “Não dói nada e ainda evita a gripe. Tomo a vacina desde que ela começou a ser dada aqui e nunca mais tive gripe. Tem uma reação de uns dois ou três dias, mas passa logo e nem se compara à reação da gripe mesmo, que derruba qualquer m”, disse Seu José Martins.

O evento contou com a participação – além do governador e do secretário José Maria de França – de várias autoridades do Estado e do Município, como o prefeito Ricardo Coutinho; o vice-prefeito Luciano Agra, e a secretária municipal da Saúde, Roseana Meira.
 

Secom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe

      Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

      Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464