Categorias: Saúde

Mamografias entre mulheres de 50 a 69 anos crescem 41%

Mamografias entre mulheres de 50 a 69 anos crescem 41% no SUS 

O número de mamografias realizadas por mulheres de 50 a 69 anos na rede pública o Sistema Único de Saúde (SUS) cresceu 41% no primeiro semestre de 2012 em relação ao mesmo período de 2010, alcançando mais de um milhão de pessoas. Essa faixa etária é tida como prioritária na prevenção ao câncer de mama, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que assinou nesta segunda-feira (1o) portaria que cria o Programa de Mamografia Móvel. A medida faz parte da Campanha de Mobilização para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, que integra a programação do Outubro Rosa, movimento internacional que estimula a participação da sociedade nas questões relativas à doença.

O programa consiste na liberação de Unidades Oncológicas Móveis, que percorrerão locais estratégicos dos municípios (definidos pelas secretarias de saúde) para a realização das mamografias. A implantação está prevista para este ano em todo o Brasil, informa o ministério e a estimativa é de que cada unidade móvel tenha capacidade de realizar 800 mamografias por mês. O objetivo é qualificar e ampliar ainda mais a assistência oncológica no País – principalmente entre as mulheres das camadas mais carentes da população.

Em relação a 2011, o número de mamografias cresceu 16% em 2012, foram 2.139.238 exames neste ano, contra 1.839.411 no ano passado. O avanço na área prioritária foi de 21% (1.022.914 e 846.494 exames, respectivamente). A oferta de mamografias faz parte do Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, lançado pela presidenta Dilma Rousseff no ano passado.

Queremos chamar a atenção para a profunda desigualdade que ainda existe no acesso da qualidade ao diagnóstico e tratamento de câncer no nosso País. O Ministério da Saúde tem coordenado um conjunto de estratégias que é fundamental a cooperação com as secretarias para que esses conjuntos de estratégias sejam cada vez mais reforçados, afirmou Padilha.

Ele acrescentou que outra meta é reduzir o preconceito que existe em torno no câncer. Se pudermos, cada vez mais falar deste tema com naturalidade, mostrando que é possível vencer o câncer tendo diagnóstico precoce e tratando fatores de risco, também será um grande ganho neste Outubro Rosa. A assistência e prevenção do câncer são prioridades na rede do SUS, destacou o Padilha.

O financiamento das unidades móveis será compartilhado entre governo federal, estados e municípios (responsáveis pela execução direta dos serviços). Os exames feitos nas unidades serão enviados via satélite para um estabelecimento de saúde de referência para que um médico especialista avalie o teste e apresente o resultado em até 24 horas.

Ainda neste mês, o Ministério da Saúde deve definir os critérios, procedimentos de habilitação, forma de financiamento e os requisitos para prestação de serviços de mamografia móvel.

Portal Planalto

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026