Por pbagora.com.br

As primeiras doses da vacina da CoronaVac, já estão na Paraíba. Ao todo, 92.960 mil doses da vacina contra o novo coronavírus chegaram no Estado. O voo com os lotes do imunizante chegou ao estado por volta das 21h20.

O governador João Azevêdo (Cidadania), que postou em suas redes sociais, o momento aguardado pelos paraibanos, informou que a vacinação começa às 7h30 na sede da Secretaria de Estado da Saúde.
O governador falou sobre a eficácia da vacina para Covid-19, em vídeo divulgado nas redes sociais nesta segunda-feira (18).

“Imagine você, que para cada cidadão que tomar essa vacina, ele terá 100% de certeza que ele não chegará a ter um caso grave, que ele não será entubado, que ele não passará por uma UTI de hospital. Para 78% das pessoas, terão casos leves. E 50,4% não terão absolutamente nada. Essa é a lógica da eficácia da vacina”, explicou João Azevêdo.

“Não vá na conversa de meia dúzia de mentirosos que estão por aí, espalhando fake news, querendo atrapalhar um processo como esse”, alertou o governador.

A distribuição das vacinas deve começar de forma imediata para os 223 municípios paraibanos, conforme informou também o governador. Para isso, 11 veículos refrigerados vão levar os imunizantes para as 12 centrais regionais de saúde.

As primeiras vacinas serão aplicadas em 54.689 paraibanos, representados por 42.925 trabalhadores de saúde, 10.432 indígenas aldeados, 1.212 pessoas idosas institucionalizadas e 120 pessoas com deficiência institucionalizadas.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a Paraíba montou toda uma estrutura e logística para vacinar os paraibanos. Em toda a Paraíba, são mil salas de vacinação, que devem receber lotes de forma quase simultânea. O plano de imunização estadual está dividido em quatro fases.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. No Brasil, ela está sendo produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no domingo (17).

Severino Lopes
PB Agora

Notícias relacionadas

Vital Farias é internado com Covid, e tem 50% do pulmão comprometido

O cantor e compositor paraibano Vital Farias, de 78 anos, está internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Armas, em João Pessoa. O cantor testou positivo para…

Prefeito de Cabedelo propõe grande jejum na Paraíba contra Covid-19

Um grande jejum coletivo. Essa é a proposta feita pelo prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, aos políticos e à população da Paraíba,  no dia 15 de março, “em prol da guerra…