Por pbagora.com.br

“O vírus por traz das grades”. E o medo inevitavelmente atinge agentes penitenciários e detentos. O avanço da pandemia do novo coronavírus, atingiu agentes penitenciários que trabalham nos presídios e cadeias públicas da Paraíba. Pelo menos é o que aponta um levantamento do Sindicato dos Policiais Penais. O relatório revela que 65 profissionais podem estar infectados com a Covid-19 no Estado. Eles teriam apresentado sintomas semelhantes aos da doença, que já matou 154 paraibanos.

O número da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) é de 42 policiais infectados e 18 presos confirmados com a doença. Os profissionais com suspeitas têm sido afastados e os apenados transferidos para a Penitenciária Hitler Cantalice, em João Pessoa, referência no tratamento de apenados com Covid-19.

O número de policiais penais com Covid-19 na Paraíba aumentou 75% em menos de uma semana, conforme o secretário de Administração Penitenciária da Paraíba (Seap), Sérgio Fonseca.

Em Campina Grande e Patos, policiais penais já testaram positivo para o coronavírus. Na cidade sertaneja presos também foram infectados com a doença.

Em entrevista a Rádio CBN, o presidente do Sindicato da categoria, Manoel Leite, disse que “o problema está na constatação dos testes que os agentes têm dificuldade de fazer.”

Além disso, o número de detentos com Covid-19 também apresentou aumento exponencial. O crescimento foi de 500% no mesmo período exposto acima. Na última quinta-feira (7), três detentos testaram positivos. Até a noite desta terça-feira (12), o número já atingiu 18 detentos com Covid-19, todos do Presídio Romero Nóbrega, em Patos, no Sertão da Paraíba. Três presos já se recuperaram e 15 seguem em tratamento em João Pessoa.

A Paraíba tem 3.361 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta quinta-feira (14). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 160 no estado desde o início da pandemia. Cento e vinte cidades da Paraíba já têm casos registrados.

Severino Lopes
PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

PB volta para faixa azul e registra queda nas mortes por Covid-19

Depois de passar mais de uma semana no “vermelho” com alta no número de mortes causadas pela Covid-19, e cair para a faixa amarela que significa estabilidade nas mortes pela…

Nova variação do coronavírus pode ter elevado número de casos na Europa

Cientistas afirmam ter identificado nova variante do coronavírus na Europa Pesquisa, que ainda não foi publicada em revista científica, aponta que a mutação do Sars-CoV-2 surgiu no início do verão…