A Secretaria Municipal de Saúde de Patos-PB, concluiu a primeira etapa da Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma, uma iniciativa do Ministério da Saúde desenvolvida em parceria com os municípios. A população alvo são estudantes da rede pública do Ensino Fundamental de 5 a 14 anos de idade. A campanha teve início no dia 26 de maio deste ano e segue até o dia 31 de outubro.
Em Patos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do programa Hanseníase e Tuberculose, percorreu cinco escolas municipais: Dom Expedito, Raimunda Melo, Nabor Wanderley, Monsenhor Manoel Vieira e Dionísio da Costa, onde mais de 600 alunos foram avaliados por uma equipe de saúde, que buscou identificar casos suspeitos de Hanseníase observando a presença de manchas na pele, e também pelo preenchimento da ficha de autoimagem, uma forma de colher informações referentes ao histórico dos familiares de cada aluno.
Dos seiscentos crianças avaliadas, 18 serão submetidos ao exame confirmatório com a dermatologista, tendo em vista serem suspeitas de apresentar a doença.
O tratamento de Hanseníase é gratuito e oferecido pelo SUS. As pessoas que tiverem suspeita da doença podem se dirigir a qualquer unidade básica de saúde e realizar o teste.
Ascom
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, fez duras declarações ao comentar a…
A 2ª rodada do Campeonato Paraibano será finalizada nesta quinta-feira, com os “Maiorais” em campo.…
O Festival Forró Verão deste sábado (24) mantém o ritmo nordestino em alta nas areias…
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, estará em João Pessoa nesta sexta-feira (23), para o…
O parlamentar segue avançando na luta pela "PEC do 1% O presidente da Comissão de…
epresentantes da empresa estiveram reunidos com o governador João Azevêdo nesta quinta-feira. O governador João…