A Paraíba o tempo todo  |

Mais de 45 mil testes rápidos para Covid-19 são distribuídos na Paraíba

Com a Paraíba enfrentando uma batalha por conta do avanço do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde do Estado pretende distribuir mais 45,2 mil testes rápidos de Covid-19. A distribuição será feita a partir desta segunda-feira em vários os municípios paraibanos. Para esta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ainda aguarda a chegada de mais 110 mil novos testes.

Seguindo orientações do Guia da Vigilância Epidemiológica, os testes devem ser usados como uma ferramenta para auxílio do diagnóstico da Covid-19.

Para a distribuição das unidades, a SES afirma que utiliza critérios como o número de fichas e-SUS VE abertas no sistema por município de residência, o número de idosos positivos para Covid-19 nos territórios onde se concentram o maior número de casos positivos e os municípios que ainda não estavam com testes disponíveis para os profissionais de saúde e segurança.

São testes qualitativos para triagem e auxílio diagnóstico, porém apresentam limitações. Para pacientes dos teste SARS-CoV-2 Antibodytest, o exame deve ser feito a partir do 10º (décimo) dia do início dos sintomas. Já o Kit MedTestCoronavirus (Covid-19) deve ser aplicado a partir do 8º (oitavo) dia do início dos sintomas. Isso acontece porque é necessário que o caso suspeito ou contato de caso confirmado de Covid-19 espere esse tempo para que o sistema imunológico possa produzir anticorpos em quantidade suficiente para ser detectado pelo teste.

A Paraíba tem 2.341 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas neste domingo (10). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 135 no estado desde o início da pandemia. Cento e uma cidades da Paraíba já têm casos registrados.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe