Apenas três horas depois da abertura oficial da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, mais de 34 mil crianças paraibanas já estavam imunizadas contra a paralisia infantil. A abertura do ‘Dia D’, neste sábado (14), foi feita pelo secretário estadual da Saúde, José Maria de França, na sede da Fundação Centro Integrado de Apoio Ao Portador de Deficiência (Funad), no bairro Pedro Gondim, em João Pessoa. Em todo o Estado, mais de 5 mil profissionais trabalharam em 1.412 postos fixos e volantes, para garantir a vacinação das 318.466 crianças menores de cinco anos, da Paraíba.
“A saúde pública do Brasil vive, hoje, um dia muito feliz. Há 30 anos, acontecia a primeira campanha de vacinação contra a pólio do País e nós, na Paraíba, coordenávamos as equipes que estavam à frente dessa luta. Hoje, estamos há 21 anos sem pólio no Brasil, graças a aço do sistema de saúde pública. A Paraíba tem muito a ver com essa história, pois o último caso de pólio do Brasil foi em Sousa, no nosso Estado. Nós, profissionais de saúde, estamos felizes porque a Paraíba e o Brasil têm conseguido uma cobertura homogênea de vacinação para garantir que a pólio não retorne”, disse o secretário José Maria de França.
O exemplo – Para dar o exemplo aos responsáveis por crianças menores de 5 anos, o secretário José Maria de França levou seu neto para a abertura da campanha, na Funad. Rafael, de 1 ano e 4 meses, foi o primeiro a tomar as duas gotinhas que protegem contra a paralisia. Como ele, ficaram protegidos Tainá, João Pedro, Sofia e outras milhares de crianças de todo o Estado, neste ‘Dia D’ contra a pólio.
A presidente da Funad, Rosália Maria Lins Araújo, agradeceu ao secretário pela escolha da sede da Funad para a abertura oficial da campanha. “É uma manhã festiva para a Funad. Aliás, toda a Paraíba está em festa, pois desde 1989 não temos nenhum caso de pólio. Temos que continuar essa prevenção”, alertou.
Dia de luta – A gerente da Vigilância em Saúde da SES, Cleane Toscano, destacou que a Paraíba está consciente da importância da vacinação das crianças menores de 5 anos para manter a erradicação da paralisia infantil. “Desejo muito sucesso a todos nós em mais esse ‘Dia D’ de luta contra a pólio. Que mais uma vez consigamos vatingir a meta, que é vacinar, pelo menos, 95% das nossas crianças”, disse Cleane, na abertura oficial da campanha.
A abertura do ‘Dia D’ contou com a presença da Banda 5 de Agosto da Polícia Militar e da Turma do Zé Gotinha. A Banda Marcial São Francisco de Assis e o Grupo de Capoeira Terra Firme, ambos formados por usuários da Funad, também se apresentaram durante o evento. As crianças puderam brincar com os bonecos gigantes e se divertir nas camas elásticas montadas no salão da Funad.
Cartão de vacinação – Quem não pôde levar suas crianças a um posto de vacinação neste sábado, deve fazer isso no início da próxima semana. Nos postos fixos, além da vacinação contra a poliomielite, que é o ‘carro-chefe’ da campanha, as crianças também poderão atualizar o cartão de vacina, pois também estarão sendo oferecidas doses de vacinas contra a difteria, coqueluche, tétano e pneumonia. Para isso, Walter Albuquerque lembra aos pais que não se esqueçam de levar o cartão de vacina.
Redação com Ascom
Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…
A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…
Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou na última sexta-feira (13) o…