Uma lei publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-PB), obriga os estabelecimentos de saúde públicos e privados da Paraíba a oferecer cursos de “manobra de Heimlich”, técnica que ensina a desengasgar bebês durante o pré-natal. O método é usado para desobstruir as vias aéreas, em casos de engasgo.
De acordo com o autor da lei, o deputado estadual Felipe Leitão (PSD), o objetivo da lei é informar à população leiga, principalmente os pais, sobre como atuar em casos de engasgo, até que o atendimento médico especializado seja feito.
Conforme a norma, o treinamento deve ser realizado antes da alta médica do estabelecimento de saúde em que a gestante der a luz. Além disso, os estabelecimentos devem providenciar profissionais e materiais adequados para o treinamento.
A lei vale para hospitais públicos e privados, as casas de saúde, os hospitais filantrópicos, as maternidades, as clínicas, os centros de saúde, os postos de saúde e os demais estabelecimentos de saúde que realizem e/ou prestem serviços de parto.
O procedimento padrão para socorrer bebês engasgados é dar cinco tapinhas nas costas, com a criança de bruços e um pouco inclinada para o chão, segundo a médica Ana Escobar, comentarista do Bem Estar.
Redação
Termina nesta sexta o prazo para confirmação presencial das matrículas e rematrículas da rede estadual…
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da 1ª Superintendência Regional de Polícia Civil (SRPC)…
Em entrevista à imprensa campinense no dia de ontem (29), o senador e pré-candidato a…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. Segundo…
O Campeonato Paraibano 2026 tem um novo líder. O Serra Branca venceu o Atlético-PB por…
A polícia prendeu na noite de ontem (29), uma mulher de 32 anos após a…