A Paraíba o tempo todo  |

Laudo sobre primeira morte por suspeita de metanol na Paraíba deve sair já nesta segunda-feira, diz Secretaria de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES/PB) informou que o laudo sobre a morte de Rariel Dantas, 32 anos, suspeito de intoxicação por bebida adulterada com metanol, deve ser divulgado nesta segunda-feira (6). O caso foi registrado no sábado (4) e é o primeiro com suspeita dessa substância no estado.

Rariel passou mal após consumir bebida alcoólica e foi internado no Hospital Regional de Picuí. Em seguida, foi transferido para o Hospital de Trauma de Campina Grande, onde morreu após sofrer três paradas cardiorrespiratórias.

Fiscalização e alerta à população

Equipes da Agevisa/PB, em conjunto com a Polícia Civil, realizaram operações em Baraúna, cidade natal da vítima, e em Picuí, para localizar e recolher bebidas de procedência duvidosa.

O diretor-geral da Agevisa, Geraldo Moreira, alertou que o metanol é altamente tóxico e jamais deve ser ingerido. A substância, usada em solventes e produtos de limpeza, pode causar sintomas graves em poucas horas, incluindo náuseas, tontura, confusão mental, perda da visão e até a morte.

Ministério da Saúde acompanha situação nacional

Segundo o Ministério da Saúde, já foram notificados 127 casos suspeitos de intoxicação por metanol no Brasil, com 11 confirmações em laboratório e duas mortes em São Paulo. O governo federal, com apoio da Opas, adquiriu 2.500 doses de fomepizol, medicamento indicado para tratar esse tipo de intoxicação.

Medidas de prevenção em andamento

A SES/PB agendou uma reunião emergencial com Agevisa, Polícia Civil, Procon, Mapa e outros órgãos para esta segunda-feira (6), com o objetivo de definir ações de enfrentamento ao risco de bebidas adulteradas no estado.

A população é orientada a evitar o consumo de bebidas de origem desconhecida, observar indícios de adulteração (como rótulos falsos, lacres violados ou preços muito baixos) e denunciar qualquer suspeita à ouvidoria da Agevisa, pelo número (83) 98814-7935 ou pelo site: agevisa.pb.gov.br
.

Casos suspeitos de intoxicação devem ser comunicados às secretarias municipais de saúde ou ao CIEVS/PB: (83) 99146-6771 (dias úteis) e (83) 98828-2522 (fins de semana e feriados).

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe