Categorias: Saúde

Justiça decreta ilegalidade da greve dos servidores da saúde

 O Tribunal de Justiça da Paraíba decidiu, no final da tarde desta terça-feira, decretar a ilegalidade da greve dos servidores públicos efetivos da saúde de Campina Grande. A decisão liminar foi do juiz Marcos William de Oliveira, após analisar uma Ação Declaratória de Greve, com pedido de tutela antecipada, proposta pela Procuradoria Geral do Município (PGM).

O juiz reconheceu que o movimento grevista, comandado pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema – Sintab, trouxe prejuízos à população, uma vez que paralisou serviços essenciais à população. “Nessa senda, reconheço a verossimilhança das alegações iniciais, porquanto o movimento grevista paralisou os serviços de saúde do município promovente, ou seja, atividade indispensável ao atendimento das necessidades inadiáveis da população local, sem, contudo, ao que parece, ter informado à Edilidade quais medidas seriam adotadas pela categoria para assegurar a continuidade de tais serviços”, relatou o magistrado ao proferir a decisão.

Mesmo com a decisão judicial, que reconhece a ilegalidade do movimento grevista, a gestão municipal ressalta que sempre manteve e irá manter um diálogo permanente e transparente com os servidores públicos municipais. O movimento grevista havia sido iniciado na última quarta-feira, mas sem nenhum tipo de notificação formal do poder público municipal.

O procurador geral do município, José Fernandes Mariz, lembrou que a administração municipal tentou de todas as formas manter o diálogo com o Sintab, para evitar que os serviços essenciais à população deixassem de ser prestados. “Essa é uma postura que vem sendo a marca da atual gestão, a do diálogo. Temos recebido todas as categorias e trabalhado firme para atender a todos os pleitos”, lembrou Mariz.

Na tarde desta terça-feira os sindicalistas foram recebidos, no Gabinete do Prefeito, para uma reunião de negociação. A segunda realizada nos últimos dias, sendo que a primeira contou com a participação do vereador Napoleão Maracajá. Os sindicalistas contrataram o consultor Wanderley Medeiros, ex-secretário de Finanças do município, para elaborar uma proposta de implementação gradativa das progressões e enquadramentos previstos no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração em vigor. O procurador geral do município, José Mariz, também participou da reunião e a Procuradoria atendeu a reivindicação do Sindicato de nomear uma comissão que vai elaborar o PCCR dos Agentes de Controle de Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde, conforme previsto na Lei do Piso.

Na próxima sexta-feira, 12, será realizada mais uma rodada de negociação. Na oportunidade, serão definidos os prazos para a reunião técnica de discussão a respeito das planilhas financeiras resultantes da aplicação gradual do PCCR, com prioridade para os servidores com mais tempo de serviço. Por orientação do prefeito Romero Rodrigues, as negociações entre a gestão e o Sindicato permanecerão ativas, a fim de viabilizar a implantação ou emenda ao PCCR, para que ele se adeque à realidade financeira e econômica do município.

De acordo com a secretaria de saúde de Campina Grande, não há atraso no pagamento dos servidores efetivos da Secretaria Municipal de Saúde. “Pelo contrário, a atual gestão municipal não tem medido esforços para garantir o pagamento dentro do mês trabalhado, bem como a valorização salarial dos trabalhadores. Este ano, o reajuste no salário dos servidores foi de 6,5%, feito dentro da data base e retroativo ao mês de maio”, frisou a secretária de Saúde, Luzia Pinto.

 

Codecom

Últimas notícias

MECA NORDESTINA: mais de 200 mil pessoas devem participar dos sete grandes eventos religiosos em Campina Grande durante o carnaval

Na Antiguidade, dizia-se que “todas as estradas levavam a Roma”. Hoje, milhões de muçulmanos seguem…

11 de fevereiro de 2026

Em reunião com João Campos, João Azevêdo apresenta pré-candidatos à Câmara Federal pelo PSB em 2026

O governador da Paraíba e presidente do PSB no estado, João Azevêdo, usou seu perfil…

11 de fevereiro de 2026

Com duas vagas em aberto, Valdemar vem à Paraíba no dia 22 para fechar chapa do PL e discutir filiação de Efraim Filho

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, cumprirá agenda na Paraíba…

11 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena ironiza previsão de Hugo Motta sobre crescimento de Lucas Ribeiro nas pesquisas: “Mãe Dináh”

A temperatura política na Paraíba segue esquentando a medida que o período eleitoral de 2026…

11 de fevereiro de 2026

Pedro Cunha Lima volta a driblar especulações sobre vice de Cícero e fala em “voltar a estudar”; ouça!

O deputado federal e presidente estadual do PSD, Pedro Cunha Lima, adotou uma postura cautelosa…

11 de fevereiro de 2026

MPF firma acordo para demolição parcial de prédio que avançou sobre terreno de marinha em João Pessoa

TAC obriga condomínio a remover parte de edificação construída irregularmente, recuperar área ambiental e pagar…

11 de fevereiro de 2026