A Paraíba o tempo todo  |

João Pessoa tem menor percentual de realização de mamografia

A mais recente pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde e divulgada nesta terça-feira (27), divulgou que João Pessoa é a capital com menor percentual de mulheres que fizeram mamografia nos últimos dois anos.

De acordo com a pesquisa, 61% das mulheres da capital entre 50 e 69 anos passaram pelo exame. Em Curitiba, capital com melhor desempenho, esse número foi de 90%.

 

A Prefeitura de João Pessa oferece mais mamografias do que é procurado. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são oferecidos cada vez mais exames, mas a população feminina não tem procurado o serviço. Por isso, a SMS tem analisado estratégias para chegar a essas mulheres nos Distritos Sanitários e Unidades de Saúde. Quando as mulheres procuram esses lugares para tratar de outros problemas, são instigadas a realizar o exame, conforme explicou a assessoria.

Os dados também revelam que 51% dos pessoenses adultos está acima do peso, número igual à média nacional. O problema é maior entre os homens: 55% deles pesa mais do que deveria contra 47% das mulheres com o mesmo quadro. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, esta é a primeira vez que o índice de sobrepeso atinge mais da metade da população brasileira. Quando trata de adultos obesos, a concentração chega a 21%, superior à média nacional de 17,1%.

 

O levantamento corresponde a dados coletados em 2013 por meio de 45 mil entrevistas feitas por telefone com os moradores das capitais brasileiras e do Distrito Federal. Em João Pessoa, os números também revelam que 22% das mulheres não realizou o exame chave na identificação do câncer de cólo de útero, o papa nicolau.

 

Em relação ao uso de bebidas alcoólicas, no entanto, João Pessoa teve a 8ª menor concentração de adultos que fizeram uso abusivo nos 30 dias anteriores à pesquisa, com 17%, e apenas 7% dos entrevistados confessaram dirigir depois de beber.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe