OLYMPUS DIGITAL CAMERA

João Pessoa é a capital do Nordeste mais bem classificada no ranking de principais indicadores de saneamento, de acordo com o estudo do Instituto Trata Brasil, divulgado nessa terça-feira (23). Com destaque para a universalização do atendimento urbano de água nas duas cidades listadas no levantamento – João Pessoa e Campina Grande – a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) se mantém entre as empresas de saneamento do Nordeste com mais eficiência na gestão e melhores resultados.

O Ranking do Saneamento 2019 analisa as 100 maiores cidades do País e tem como base os dados do ano de 2017 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Ainda segundo o levantamento, o atendimento total de esgoto em João Pessoa é de 75,80%. No incremento em coleta de esgoto, a capital paraibana aparece com destaque no estudo, tendo em vista que cresceu 26,77 pontos percentuais; saltando de 49,03% no ano de 2013 para 75,80% em 2017.

Campina Grande também é citada como uma das cidades avaliadas com 100% de atendimento urbano de água e aparece no levantamento como a cidade do Nordeste com menor índice de perdas na distribuição (23,49%). O percentual coloca Campina como o 10º melhor resultado dentre as 100 cidades brasileiras avaliadas pelo estudo. O índice de perdas na distribuição se refere à diferença entre a água produzida e a efetivamente consumida, tanto medida quanto estimada. Por exemplo, é o desperdício que ocorre quando o hidrômetro está quebrado, assim como o que se perde devido aos vazamentos e ligações clandestinas. A Cagepa apresenta, historicamente, índices abaixo das médias regional e nacional.

Para o presidente da Companhia, Marcus Vinícius Fernandes Neves, o destaque positivo do Estado é resultado de um trabalho contínuo focado na melhoria da gestão de bens e serviços. “A modernização dos processos, as obras em andamento e todas as demais ações que foram firmadas no plano estratégico da empresa e estão sendo postas em prática gradativamente, com responsabilidade, certamente irão potencializar ainda mais a excelência da Cagepa nos próximos levantamentos”, afirmou.

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Consórcio de imprensa mostra PB entre os 11 estados que estabilizaram mortes por Covid-19

Os dados sobre a evolução no novo coronavírus no Brasil, divulgados ontem à noite no Jornal Nacional pelo consórcio de veículos de imprensa, mostram que a Paraíba está entre os…

CRM-PB visita unidades de saúde do Brejo e vê problemas na assistência a pacientes com Covid-19

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) visitou unidades de saúde no Brejo paraibano, nesta quinta-feira (09), e constatou que os pacientes infectados com o novo coronavírus ainda enfrentam…