A Paraíba o tempo todo  |

Inverno chega e você confere dicas para amenizar problemas respiratórios

 

Quem acredita que julho é sinônimo de frio nas regiões Sul e Sudeste do país, se surpreende com o Nordeste brasileiro. A Paraíba é um dos maiores exemplos disso. O estado, com mais de 3,5 milhões de habitantes é o destino ideal para aqueles que querem fazer um programa de inverno pelos municípios paraibanos.

 

O inverno inicia no dia 21 de junho, a partir das 7h quando o sol alcança o solstício, fenômeno da astronomia que marca o início da estação. Com a chegada do período, também surgem doenças que atingem principalmente aquelas pessoas que têm alergias respiratórias.

 

De acordo com o meteorologista Flaviano Fernandes do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nas regiões do Cariri/Curimataú e Sertão, o inverno apresenta reduzidos totais pluviométricos (quantidade de chuvas que cai em uma região e é medida em milímetros). Já nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral este período representa uma época mais chuvosa. Nesta época, o principal sistema meteorológico gerador de chuvas na Paraíba é constituído por Distúrbios Ondulatórios de Leste (nuvens que se formam no Oceano Atlântico e se deslocam em direção à costa leste do Nordeste do país, principalmente sobre as regiões do Agreste, Brejo e Litoral).

 

Com relação às temperaturas, elas são climatologicamente mais amenas e atingem valores mínimos de 14oC, especialmente sobre o Brejo e Cariri, e a máxima em torno de 31oC no Sertão. Flaviano Fernandes explica que é bem comum nesta época do ano a ocorrência de chuvas esparsas nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral. Ou seja, chuvas intercaladas por período sem chuva. Os ventos em baixos níveis deverão se comportar de fracos a moderados.

 

 

Dicas para amenizar os problemas respiratórios:

 

1. Mantenha as roupas de cama limpas, especialmente os cobertores

e travesseiros que costumam ser morada de ácaros;

2. Retire o pó da mobília e limpe o chão com pano úmido;

3. Aproveite os dias ensolarados para arejar a casa;

4. Evite o contato com a fumaça do cigarro, de fogueiras e fogos;

5. Use soro fisiológico nas regiões dos olhos e narinas;

6. Evite aglomerações em lugares fechados e pouco arejados;

7. Lave as mãos para evitar vírus e bactérias;

8. Beba muito líquido, mas evite as bebidas alcoólicas;

9. Não use carpetes e cortinas no quarto de pessoas alérgicas.

 

Redação

Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe