A Paraíba o tempo todo  |

Internações por síndrome respiratória aumentam 43% na Paraíba em uma semana

Em tempos de pandemia dos novo coronavírus, as internações por síndrome respiratória aumentam 43% na Paraíba. O Estado tem convivido com uma média de 100 novos casos confirmados do novo coronavírus desde o fim de abril. O reflexo do avanço da Covid-19 também pode ser visto no aumento gradual de internações de pacientes notificados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, afirmou que estado passa por um momento de pico dos casos.

Embora o cenário seja de estado crítico e de proximidade com um colapso dos leitos hospitalares para tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus, os níveis de isolamento social na Paraíba tem oscilado para baixo, chegando a 41% no fim de abril.

O Secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, ressaltou que o aumento da ocupação dos leitos exclusivos para Covid-19 tem relação direta com a promoção de aglomerações por parte, principalmente dos moradores de João Pessoa. Ele explicou que os números de um dia refletem o comportamento da população 15 dias atrás.

“Essa ocupação célere dos leitos é em decorrência de que há 15 dias a população de João Pessoa ocupou a orla e produziu aglomeração e se contaminou. É um momento preocupante, já havíamos alertado a população na semana passada na Grande João Pessoa da probabilidade de um colapso na rede pública estadual, essa probabilidade ela existe”, disse.

Outro dado mostra que o número de pessoas internadas por síndromes gripais graves no período de 1° de março a 4 de abril passou de 42 em 2019 para 359 em 2020 na Paraíba, um crescimento de mais de 754% no comparativo entre os dois anos. Para o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), o aumento significativo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) tem relação direta com a circulação do coronavírus (Sars-Cov-2).

São critérios para notificar o caso de Srag se o paciente apresentar desconforto respiratório, pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente, ou coloração azulada dos lábios ou rosto. Em crianças, além dos itens anteriores, são considerados também os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

Cada caso de Srag, após ser notificado, passa a ser investigado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para coronavírus, sendo automaticamente enquadrado com um caso suspeito de Covid-19. Além de notificar os casos de Srag, os médicos também devem informar os casos de Síndrome Gripal, mesmo leves, que podem ser enquadrados como suspeitos para o novo coronavírus.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe