Categorias: Saúde

Infestação do Aedes aegypti cai em CG, mas 29 bairros ainda apresentam alto risco de proliferação

O 4º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti de 2021 (LIRAa) inspecionou 7.841 imóveis em Campina Grande e apresentou queda, em comparação ao levantamento realizado em julho. O índice geral caiu de 4,9 (julho) para 4,2 (setembro), mas a cidade permanece com alto risco de proliferação das doenças provocadas pelo mosquito. Os bairros onde a situação é mais preocupante são Cruzeiro e Jardim Paulistano (ambos com índice 8,9%) e Malvinas, com 6,4% de infestação.

Quase todos os bairros apresentaram queda no índice em comparação ao LIRAa do mês de julho. Quatro deles se destacam com números abaixo de 1%. São eles: Vila Cabral, Tambor, Estação Velha e Sandra Cavalcante, todos com 0,7%. Porém, mesmo com a diminuição geral, dos 53 bairros onde os imóveis foram visitados, 29 ainda apresentaram alto risco, ou seja, mais de 4%. Os outros 21 bairros seguem com médio risco, quando os números variam entre 1% e 3,9%.

De acordo com o Ministério da Saúde, o risco é considerado baixo quando o percentual é menor ou igual a 0,9%; risco médio quando está entre 1% e 3,9% e alto risco quando é maior ou igual a 4%. Isso significa que os cuidados ainda precisam ser redobrados na cidade, principalmente dentro de casa, onde a aparição de larvas e mosquitos costuma ser maior.

A Coordenação de Vigilância Ambiental está realizando um amplo trabalho na zona rural e a aplicação do novo larvicida Espinosade, que é mais eficiente no combate à larva. “Estamos intensificando todo o trabalho de combate ao mosquito, principalmente neste período mais quente que estamos entrando, em que o ciclo de procriação é mais rápido”, disse a coordenadora de Vigilância Ambiental, Rossandra Oliveira.

A Secretaria de Saúde orienta à população que, em caso de informações e denúncias sobre pontos de focos de infestações de larvas do mosquito Aedes aegypti, entre em contato por meio de mensagem com o canal da vigilância ambiental no WhatsApp: (83) 9 9884-9535. O 4º LIRAa está disponível em https://campinagrande.pb.gov.br/infestacao-do-aedes-aegypti-cai-em-campina-grande-mas-29-bairros-ainda-apresentam-alto-risco-de-proliferacao/

Da Redação com PMCG

Últimas notícias

VIROU PASSEIO: com hat-trick de Éverton Heleno, Campinense marca quatro vezes e atropela o Botafogo, no Amigão

Ocupando apenas a 7ª posição no Campeonato Paraibano, o Campinense recebeu a equipe do Botafogo…

31 de janeiro de 2026

MPPB lança cartilha digital sobre viagens e hospedagens com crianças e adolescentes

Promotora ressalta que é alto o índice de crianças e adolescentes impedidos de viajar ou…

31 de janeiro de 2026

Folia de Rua anuncia cancelamento do show da cantora Priscila Senna nas prévias de Carnaval em JP

O direção do Folia de Rua usou as redes sociais para anunciar que o show…

31 de janeiro de 2026

Deputado Aguinaldo Ribeiro fortalece diálogo com lideranças e projeta futuro político da Paraíba

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro dedicou a sexta-feira (30) a uma série de encontros estratégicos…

31 de janeiro de 2026

Após audiência de custódia, Justiça mantém prisão de mulher que confessou morte da mãe na Paraíba

A Justiça da Paraíba manteve a prisão da mulher que confessou ter assassinado a própria…

31 de janeiro de 2026

Prestes a desaparecer das ruas, orelhões vão deixar saudades para paraibanos; locutores e ouvintes recordam tempos áureos

Uma cabine icônica. Que fez história. E teve a sua relevância em determinada época para…

31 de janeiro de 2026