Categorias: Saúde

Infectologistas alertam: alagamentos na capital podem trazer doenças

Na última quarta-feira (6), choveu mais do que o esperado para o mês de fevereiro na capital paraibana, de acordo com os meteorologistas. Além do aumento nos casos de alagamentos e deslizamentos, as doenças infectocontagiosas geram mais uma preocupação para aqueles que têm contato com a água suja das chuvas, carregadas de inúmeros vírus e bactérias. Médicos infectologistas alertam para os riscos, pois casos mais graves podem levar à morte.

 

Chuvas intensas aliadas ao acúmulo de lixo são fatores ideais para a transmissão de doenças, através da água contaminada, principalmente a leptospirose, uma infecção aguda causada pela bactéria encontrada na urina do rato. A infecção ocorre quando a água da chuva escorre e se mistura a urina, proveniente de locais sem saneamento básico, geralmente de baixa renda, que apresentam grande quantidade de lixo e alta proliferação de roedores.

 

Desde 2013, a Paraíba já registrou 76 casos da doença e 14 óbitos confirmados. A doença possui alto índice de mortalidade e apresenta sintomas como febre alta, dores no corpo, sangramento, calafrios, olhos e pele amarelada, em casos mais graves, o paciente pode apresentar insuficiência renal, vindo a óbito. O tratamento é feito com medicamentos antibióticos e pode levar meses até que o paciente fique curado.

 

De acordo com o médico infectologista Fernando Chagas, o Hospital Universitário Lauro Wanderley recebe com frequência ocorrências da doença nesse período e a principal preocupação se dá pelo fato dos sintomas serem semelhantes a uma virose convencional, o que dificulta o tratamento e causa o agravamento do quadro do paciente.

 

O médico destaca a importância das medidas preventivas, pois a bactéria pode entrar de forma subcutânea na pele do infectado.

 

“O grande problema da leptospirose é que ela é muito confundida com outras doenças, chamadas de síndromes febris, podendo ser confundida com dengue, zika e chikungunya. Geralmente a pessoa só percebe que é leptospirose quando a doença evolui para um quadro mais grave, com olhos e pele amarelada, incluindo outros sintomas bem característicos”, disse.

 

O diagnóstico se dá através de exames sorológicos para leptospirose que necessita de, pelo menos, sete dias de doenças para dar positivo. O tratamento é feito com medicamentos antibióticos e sintomáticos. Outra doença recorrente é a febre tifoide, que ocorre através da ingestão de água e alimentos contaminados pela bactéria salmonella ou pelo contato direto com bacilos eliminados nas fezes e urina humanas de portadores da doença ativa ou em portadores assintomáticos.

 

A bactéria penetra o organismo, passando pelo estômago e atravessa a parede do intestino delgado, caindo na corrente sanguínea e causando uma infecção que se espalha por todo o organismo. Os órgãos mais afetados pela doença costumam ser, além do intestino, o fígado, baço, vesícula e medula óssea. Com a mesma forma de transmissão, a hepatite A, causada pelo vírus VHA, pode sobreviver até quatro horas na pele das mãos e dos dedos do paciente. A doença é muito recorrente em crianças e é extremamente resistente às mudanças ambientais, o que facilita sua disseminação. Transmitida, principalmente através de frutos do mar, atualmente a doença possui vacina preventiva, administradas durante a infância.

 

Ambas podem ser assintomáticas na fase inicial ou possuir sintomas como febre prolongada, mal-estar, cansaço, alterações intestinais e falta de apetite. Em casos mais graves, há ocorrência de manchas rosadas no tórax e abdômen, no caso da febre tifoide, e urina amarronzada, para pacientes com hepatite A.

 

 

 

Redação

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Últimas notícias

Erro de identificação: paraibano é preso por causa de homônimo acusado de assaltos em Natal

Um homem morador do município de Itabaiana, no Agreste paraibano, foi preso por engano na…

10 de fevereiro de 2026

Chica Mota minimiza vaia a Hugo Motta e atribui episódio à polarização política

A deputada estadual Chica Mota (Republicanos) minimizou, durante entrevista nesta terça-feira (10), a vaia direcionada…

10 de fevereiro de 2026

TJPB: relator vota por substituir prisão de Hytalo Santos e Euro por medidas cautelares

O casal de influenciadores digitais Hytalo Santos e Israel Vicente, conhecido como Euro, poderá ser…

10 de fevereiro de 2026

Na PB, ministro defende União Brasil com Lula em 2026 e articulação com palanques de Cícero e Lucas

Indicado pelo Centrão e ligado politicamente ao senador Davi Alcolumbre, o ministro das Comunicações, Frederico…

10 de fevereiro de 2026

STJ afasta ministro Marco Buzzi, acusado de assédio sexual

O pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou o ministro Marco Buzzi de suas atribuições…

10 de fevereiro de 2026

“Adriano é um nome que acrescentaria muito à chapa”, destaca Nabor Wanderley ao também defender Galdino como vice em 2026

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado Federal em 2026, Nabor Wanderley, negou nesta…

10 de fevereiro de 2026