Categorias: Saúde

Covid: 265 mil paraibanos não estão seguindo o isolamento social

Cerca de 265 mil pessoas não adotaram nenhuma medida de isolamento social, em outubro, na Paraíba, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19, divulgada nesta terça-feira (1º), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso corresponde a um aumento de 167,6% em comparação com o mês de julho, quando a estatística experimental teve início e apenas 99 mil paraibanos estavam negligenciando essa medida de segurança.

O número de outubro corresponde a 6,6% da população paraibana. Apesar de ser uma parcela pequena, o percentual está acima da média nacional (4,6%) e regional (5%). Além disso, o número de pessoas que ficaram rigorosamente em isolamento social apresentou uma queda de 45,9%, passando de 1 milhão em julho, para 569 mil em outubro. Com a redução, esse grupo que correspondia a 26,2% dos paraibanos, passou a ser apenas 14,1% da população.

Já aqueles que ficaram em casa mas saíram para necessidades básicas são 44,9% (1,8 milhão) das pessoas, enquanto os que reduziram o contato, mas continuaram saindo e recebendo visitas somam 34% (1,3 milhão). Segundo a pesquisa, os homens foram os que mais negligenciaram as medidas de restrição (7,5%), em comparação com as mulheres (6,1%). Esse comportamento foi mais frequente entre aqueles que tinham o Ensino Superior completo ou pósgraduação (9%), seguidos pelos que tinham entre Ensino Médio ao Superior incompleto (7,7%), e por aqueles que não tinham instrução ou contavam apenas com o Ensino Fundamental incompleto (5,3%).

A Pnad indicou ainda que cerca de 188 mil paraibanos apresentaram algum sintoma gripal em outubro, o que representa 4,7% da população. Destes, apenas 22,5% procuraram algum estabelecimentos de saúde. Os sintomas são considerados: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de cheiro ou de sabor, e dor muscular

Redação com IBGE

Últimas notícias

Ponte do Futuro – Arco Metropolitano

O gestor público que trabalha com seriedade e presta serviços essenciais ao seu povo não…

10 de fevereiro de 2026

Nabor Wanderley reforça fala de Daniella Ribeiro e diz que escolha de vice deve ficar mais para frente

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley (Republicanos), sinalizou que está em…

10 de fevereiro de 2026

João Azevêdo dá prioridade à gestão e reduz presença em agendas no interior da Paraíba; aliado vê tática como estratégia

Aliados do governador João Azevêdo (PSB) têm sentido a ausência do chefe do Executivo estadual…

10 de fevereiro de 2026

Inácio confirma vice de Lucas no radar da Federação e projeta bloco elegendo até 3 federais e 5 estaduais em 2026 na PB

O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão, em entrevista a imprensa nesta terça-feira (10), projetou…

10 de fevereiro de 2026

Vereador cumpre promessa e protocola pedido de CPI para investigar Cagepa na CMJP

O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma…

10 de fevereiro de 2026

“Não há pressa”, defende Daniella Ribeiro sobre definição para escolha do vice na chapa governista

A senadora Daniella Ribeiro (PP), mãe do vice-governador e pré-candidato do Governo do Estado, Lucas…

10 de fevereiro de 2026