Categorias: Saúde

HUs da PB aderem a EBSERH

PUBLICIDADE

 Em nota pública, a reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) informou, nesta quarta-feira (26), que vai aderir ao modelo de gestão que faz parceria com Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para a administração do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande, e do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras. De acordo com o reitor Edilson Amorim, medidas judiciais impedem que a universidade continue a contratar pessoal temporário por excepcional interesse público. A íntegra da nota está publicada no site da instituição.

O reitor lamenta o fato de esta decisão não ter sido tomada pelo colegiado, uma vez que, segundo ele, nenhuma das discussões levaram a um consenso. “Em todas as ocasiões em que o tema foi discutido, um clima em que a minoria, com posição irredutível, adotou manifestações que não deram condições para que a maioria do conselho pudesse se expressar plenamente”, disse através da nota.

“Temos uma medida judicial que obriga a UFCG e a União a assumirem o pagamento do pessoal do HUJB, em Cajazeiras, fixando o prazo de 60 dias [até 27 de março] para esta universidade comprovar a vinculação deste hospital à EBSERH ou realizar concurso público”, explica o gestor na nota.

O documento continua: “Fomos comunicados pela Procuradoria Federal da suspensão das etapas restantes (homologação e nomeação) do Processo Seletivo Simplificado destinado ao provimento de cargos temporários para o HUAC, em Campina Grande. O Governo Federal, por meio do MEC, afirma que o provimento de pessoal para os Hospitais Universitários somente será autorizado no âmbito da EBSERH e de acordo com seu modelo de gestão”

De acordo com o reitor Edilson Amorim, as reuniões com o Colegiado Pleno para discussão do tema não surtiram efeito por haver um “clima completamente desfavorável ao diálogo”. A UFCG ainda afirma que “a forma como se dá esta decisão é determinada pela Ação Judicial e pela responsabilidade de manter o funcionamento do HUJB, com a compreensão de que nosso Colegiado Pleno não nos obrigaria a descumprir a determinação legal em apreço”.

 



Redação com G1PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba terá Memorial Mestre Sivuca em 2026 com acervo de 10 mil peças no centro de João Pessoa

O Estado da Paraíba ganhará em 2026 o Memorial Mestre Sivuca. O Governo do Estado…

1 de janeiro de 2026

Veículo com restrição de furto é apreendido pela Polícia no Ernani Sátiro, em JP

Nessa quarta-feira (31), uma guarnição do 5º Batalhão da Polícia Militar foi acionada pelo Centro…

1 de janeiro de 2026

Mega da Virada: apostador de JP dividirá prêmio de R$ 1,09 bilhão com outras cinco pessoas

Após ser adiado pela Caixa Econômica Federal, o sorteio da Mega da Virada foi realizado…

1 de janeiro de 2026

Após repercussão, presidente da Câmara de Bayeux explica suspensão de concurso: “Instabilidade financeira”

Empossada como nova presidente da Câmara Municipal de Bayeux, a vereadora Jays de Nita usou…

1 de janeiro de 2026

Moraes nega novo pedido de prisão domiciliar e mantém Bolsonaro preso na PF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou nesta quinta-feira (1º) o…

1 de janeiro de 2026

Ganhador de João Pessoa da Mega da Virada pode ser de Mangabeira

O ganhador da Mega da Virada em João Pessoa pode ser morador do bairro de…

1 de janeiro de 2026