Por pbagora.com.br

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), de João Pessoa deu alta a última paciente de Manaus que se tratava da Covid-19.

A paciente foi internada no HULW-UFPB no dia 7 de fevereiro, após chegar à Paraíba em um voo da Força Aérea Brasileira. Beatriz Xavier ficou 14 dias em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os leitos que agora estão vagos com o fim do tratamento dos pacientes de Manaus serão utilizados pelos pacientes da Paraíba.

Durante 45 dias, 32 pacientes foram tratados e curados no HULW. De acordo com a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Analyane Braga, o momento é histórico para a instituição. “Nunca tínhamos participado de uma ação humanitária dessa magnitude, recebendo pacientes de tão longe. Receber esses pacientes e todos eles saírem de alta melhorados, além do fato de que não tivemos nenhum óbito, prova o quanto foi um sucesso essa missão”, afirmou.

A primeira transferência de pacientes de Manaus para o HULW-UFPB ocorreu no dia 17 de janeiro e a segunda, no dia 7 de fevereiro. A rede de apoio federal foi criada para desafogar o sistema de saúde de Manaus, que entrou em situação crítica devido ao aumento de casos de covid-19. Em nível local, ainda contou com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e do governo do Estado da Paraíba.

Redação