Por pbagora.com.br

A direção do Hospital Filantrópico Napoleão Laureano, em João Pessoa, informou nesta segunda-feira (13) que a unidade pode ter que suspender os atendimentos aos pacientes de câncer por conta do baixo estoque de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) em meio a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o diretor clínico, Joni Oliveira, o estoque atual é de 150 máscaras cirúrgicas.

“Como fazemos atendimento de pacientes de câncer, com a imunidade baixa, o hospital tomou certas medidas no sentido de proteção não só dos pacientes, mas também do corpo clínico e do pessoal que é funcionário do hospital, são 800 funcionários no hospital. Existem alguns setores básicos como a urgência, o ambulatório, bloco cirúrgico, as UTIs, a pediatria, são muitos locais que exigem que tenha equipamentos de proteção maiores até do que uma simples máscara”, relatou o problema.

Por conta do aumento da demanda para atendimento de pacientes da Covid-19, os demais hospitais que fazem atendimentos de outras doenças, como é o caso do Hospital Napoleão Laureano não tem encontrado os equipamentos. “Você tem que fazer uma solicitação para recebimento com 15 dias. O pessoal está conseguindo avulso, está sendo feito um mutirão nesse sentido”, explicou o diretor

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, afirmou nesta segunda-feira que foram informados sobre o problema no Napoleão Laureano. “Nós recebemos no domingo (12) uma mensagem do diretor, estamos avaliando nosso estoque de EPIs para poder tentar ajudar o hospital no sentido de que os profissionais de saúde sejam equipados adequadamente”, garantiu o secretário.

O diretor clínico do Laureano explicou ainda que, por conta do coronavírus, o hospital precisou reservar uma área para atendimento oncológico de pacientes que apresentarem problemas respiratórios. “Foi separada uma ala especial, para fazer isso teve que deslocar 10 leitos, o setor onde funcionava a urgência foi todo disponibilizado para atender pacientes que apresentem sintoma de problemas respiratórios”, comentou Joni Oliveira.

PB Agora com G1

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

PB confirma 204 casos de Covid-19 em 24h; mortes chegam a 2.804

A Paraíba registrou 204 novos casos de Covid-19 e 07 óbitos confirmados desde a última atualização, 03 deles ocorridos nas últimas 24h. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela…

Brasil soma mais de 142 mil mortos por Covid-19; média móvel de óbitos segue estável

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta…