Categorias: Saúde

Hospital do Bem amplia atendimento aos pacientes com câncer no Sertão paraibano

Mesmo vivenciando os reflexos da pandemia do Covid, o Hospital do Bem – unidade de Oncologia do Sertão, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, conseguiu ampliar o atendimento aos pacientes oncológicos do sertão, aumentando em 50% a realização de sessões de quimioterapia e em 39% a quantidade de consultas. 
 
No período de setembro de 2019 a agosto de 2020, a unidade realizou 5589 consultas e entre setembro de 2020 e agosto deste ano, foram 7749. De setembro a agosto de 2020, foram 2190 sessões de quimioterapia e entre setembro do ano passado e agosto deste ano, esse quantitativo subiu para 3275. Este mês, marca três anos de funcionamento da unidade e para marcar a data haverá Rodas de Conversa sobre Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia e Nutrição, todas com foco no atendimento e necessidades do paciente oncológico. 
 
Mas a comemoração maior desta unidade é poder propiciar um atendimento e tratamento de qualidade aos pacientes com câncer no sertão. E os dados comprovam tudo isso. Em três anos, o Hospital do Bem realizou 16.788 consultas, 6.208 sessões de quimioterapia, 1.465 cirurgias e ainda 1.074 internações. De setembro de 2018 a agosto deste ano, além das sessões de quimioterapia, das consultas ambulatoriais, dos internamentos e das cirurgias, a unidade também realizou 254 punções de mama, 156 biópsias de mama, 202 biópsias prostática, 106 biópsias de pele, 14 biópsias de ovário e 216 biopsias de colo uterino. Durante toda a pandemia, o hospital não suspendeu os atendimentos e manteve os serviços sem alteração, obedecendo a todas as orientações sanitárias e ainda redobrando os cuidados por causa da baixa imunidade dos pacientes que se tratam de câncer.
 
O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, lembra a importância do Hospital do Bem e do quanto a disponibilidade de serviços oncológicos no sertão mudou a rotina, para muito melhor, dos pacientes do interior. “Nossos protocolos são os mesmos dos melhores hospitais referência para pacientes com câncer do país, nossa equipe multiprofissional é bastante competente e comprometida e nossa estrutura também é muito boa”, destacou o diretor. Além disso, outro grande diferencial da unidade é o atendimento humanizado. “A dedicação e carinho dispensados aos pacientes pela equipe da unidade é outro diferencial que contribui com o sucesso do tratamento e os nossos pacientes são o melhor testemunho disso”, reforçou Francisco.
 
O diretor lembrou ainda que antes do Hospital do Bem, os pacientes oncológicos do interior viviam uma dura rotina de ter que se deslocar cerca de 350 km até a Capital ou Campina Grande, para realizarem seus tratamentos. “Isso não mais acontece, pois com a disponibilidade dos serviços oncológicos de média e alta complexidade em Patos, esse tratamento é feito mais próximo da residência dos pacientes, o que impactou positivamente na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, reforçou Francisco.
 
A oncologista do Hospital do Bem, médica Nayarah Xavier, que acompanha a rotina da unidade desde o começo, destaca a satisfação e alegria de acompanhar tantos casos de cura ao longo destes três anos e da felicidade de ver que o Hospital do Bem cumpre o seu papel. “Comemorar os três anos de existência do Hospital do Bem é celebrar a vitória do povo paraibano e, sobretudo, do sertão, em relação à conquista do tratamento oncológico na região, o que significa melhor adesão, melhor evolução do quadro e acolhimento emocional em todos as nuances de nossos pacientes. Me sinto honrada em fazer parte desse time que é modificador de histórias e de uma iniciativa vencedora, tendo em vista todas as histórias de sucesso que temos nesses três anos de prestação de serviços”, disse a médica.  
 
Sobre o Hospital do Bem – O Hospital tem atendimento ambulatorial, tratamento quimioterápico e cirúrgico, para quatro tipos de câncer: pele, próstata, mama e colo de útero.  A unidade tem 25 leitos e uma sala de quimioterapia com capacidade para atender dez pacientes simultaneamente. Prioritariamente, os serviços do Hospital do Bem são direcionados para a população dos  municípios que compõem a 3ª macrorregião de saúde do Estado e os pacientes ainda dispõem de um Centro de Diagnóstico, que funciona todos os dias e está instalado dentro do Complexo Hospitalar de Patos, com a disponibilidade de exames de ultrassonografia com Doppler, tomografia, colposcopia, colonoscopia, endoscopia, eletrocardiograma e Raios-X. Há ainda um laboratório de análises clínicas próprio que funciona 24h.

Da Redação com Assessoria

Últimas notícias

Ricardo Coutinho defende que PT tenha candidatura própria para unir militância, mas reconhece: “Sou minoritário”

Durante entrevista ao Liga 360 Debate, da TV Norte Paraíba, nesta terça-feira (27), o ex-governador…

27 de janeiro de 2026

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026