Categorias: Saúde

Hospital de Trauma faz mutirão para Cartão do SUS

 O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, está realizando um mutirão para confeccionar o Cartão Nacional de Saúde (CNS), nos dias 7 e 8 de julho, para funcionários e acompanhantes de pacientes internos na unidade de saúde. A ação foi comandada pela coordenação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), coordenação das Recepções e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

De acordo com o presidente da Cipa, Eduardo Pinheiro, o evento pretende cadastrar o maior número de funcionários para facilitar o atendimento no Sistema Único de Saúde – SUS. “Percebemos que havia muitos profissionais que não tinham o Cartão do SUS, documento necessário para atendimento em qualquer hospital público do Brasil, e imprescindível para os profissionais que trabalham dentro da instituição, tendo em vista que, caso os colaboradores sofram algum acidente com material infectocontagioso devem realizar importantes exames na rede pública”, frisou.

Para coordenadora da Recepção, Silene Marrocos, a programação vai ajudar o colaborador da saúde, que não tem tempo de fazer o cartão. “Os profissionais geralmente trabalham muito e em outros hospitais. Nesta rotina, não têm tempo de adquirir o Cartão do SUS. Visando facilitar o tramite, o mutirão pretende ajudar os funcionários”, salientou.

O supervisor do Apoio, Américo Júnior, que estava na fila para adquirir esse documento considerou a ação perfeita, pois uniu o útil ao agradável. “Uma ação extremamente importante, e que facilitou muito a minha vida. Estava tentando há uma semana fazer o cartão, pois sei da importância que ele representa em um hospital público, e não tinha tempo. Hoje, vi uma ótima oportunidade para fazê-lo, só agradeço”, comemorou.

O cartão pode ser adquirido por qualquer cidadão brasileiro. Para fazer, é preciso apenas da apresentação dos documentos pessoais: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e número de PIS/Pasep (se possuir). Depois de feito o cadastro, a pessoa recebe cartão que será impresso, o número nacional de identificação único, podendo assim ser atendido em qualquer unidade e serviço do SUS em todo o país. Em João Pessoa, a população pode adquiri-lo no Lactário da Torre, localizada na Avenida Rui Barbosa, no bairro da Torre.



Secom

Últimas notícias

Cícero Lucena recebe apoio de lideranças do Conde e Pitimbu para o Governo do Estado

Lideranças políticas do Litoral Sul paraibano reforçaram a pré-campanha do prefeito de João Pessoa, Cícero…

4 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro avança em articulações e fortalece palanque governista em Cabedelo

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), esteve na cidade de Cabedelo, na noite desta…

4 de fevereiro de 2026

Às vésperas da janela partidária, PSB enfrenta turbulência e busca reconfigurar sigla para 2026

O cenário político do PSB na Paraíba, liderado pelo governador João Azevêdo, atravessa um período…

4 de fevereiro de 2026

Federação Brasil da Esperança define estratégia eleitoral na Paraíba e deve anunciar apoio ao Governo até março

A Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PCdoB, se reuniu nesta quarta-feira…

4 de fevereiro de 2026

Léo Bezerra pede respeito à direção do PSB e diz que ainda aguarda reunião com João Azevêdo

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), cobrou respeito da direção do Partido Socialista…

4 de fevereiro de 2026

Presidente da CMJP prevê ano de intensos debates e diz que não permitirá que eleição prejudique trabalhos legislativos

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho Dowsley, comentou a retomada dos…

4 de fevereiro de 2026