Categorias: Saúde

Hospital de Trauma faz mutirão para Cartão do SUS

 O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, está realizando um mutirão para confeccionar o Cartão Nacional de Saúde (CNS), nos dias 7 e 8 de julho, para funcionários e acompanhantes de pacientes internos na unidade de saúde. A ação foi comandada pela coordenação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), coordenação das Recepções e Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

De acordo com o presidente da Cipa, Eduardo Pinheiro, o evento pretende cadastrar o maior número de funcionários para facilitar o atendimento no Sistema Único de Saúde – SUS. “Percebemos que havia muitos profissionais que não tinham o Cartão do SUS, documento necessário para atendimento em qualquer hospital público do Brasil, e imprescindível para os profissionais que trabalham dentro da instituição, tendo em vista que, caso os colaboradores sofram algum acidente com material infectocontagioso devem realizar importantes exames na rede pública”, frisou.

Para coordenadora da Recepção, Silene Marrocos, a programação vai ajudar o colaborador da saúde, que não tem tempo de fazer o cartão. “Os profissionais geralmente trabalham muito e em outros hospitais. Nesta rotina, não têm tempo de adquirir o Cartão do SUS. Visando facilitar o tramite, o mutirão pretende ajudar os funcionários”, salientou.

O supervisor do Apoio, Américo Júnior, que estava na fila para adquirir esse documento considerou a ação perfeita, pois uniu o útil ao agradável. “Uma ação extremamente importante, e que facilitou muito a minha vida. Estava tentando há uma semana fazer o cartão, pois sei da importância que ele representa em um hospital público, e não tinha tempo. Hoje, vi uma ótima oportunidade para fazê-lo, só agradeço”, comemorou.

O cartão pode ser adquirido por qualquer cidadão brasileiro. Para fazer, é preciso apenas da apresentação dos documentos pessoais: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e número de PIS/Pasep (se possuir). Depois de feito o cadastro, a pessoa recebe cartão que será impresso, o número nacional de identificação único, podendo assim ser atendido em qualquer unidade e serviço do SUS em todo o país. Em João Pessoa, a população pode adquiri-lo no Lactário da Torre, localizada na Avenida Rui Barbosa, no bairro da Torre.



Secom

Últimas notícias

Carro sai da pista, capota e deixa uma pessoa morta e seis feridas no Sertão paraibano

Na manhã deste sábado (7), um carro com sete ocupantes saiu da pista e capotou…

7 de fevereiro de 2026

Apps de bancos apresentam instabilidade no pix por cerca de duas horas

Clientes de diversos bancos relataram dificuldades para acessar aplicativos e realizar operações entre a manhã…

7 de fevereiro de 2026

Saúde de Campina Grande realiza pagamento a hospitais contratualizados

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande cumpriu o acordo firmado para regularizar os…

7 de fevereiro de 2026

SUS inicia transição de insulina humana para a de ação prolongada

O Ministério da Saúde informou ter iniciado o processo de transição do uso da insulina…

7 de fevereiro de 2026

Domiciano e Sara Cabral declaram apoio à chapa liderada por Lucas Ribeiro rumo ao governo do Estado

A pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao governo do Estado ganhou adesões relevantes neste…

7 de fevereiro de 2026

Em 12h, chuva em JP supera média histórica para todo o mês de fevereiro; equipes da Defesa Civil seguem em alerta

Em apenas 12 horas, choveu em João Pessoa 110,2 milímetros (mm), superando a média histórica…

7 de fevereiro de 2026