Categorias: Saúde

Hospital Arlinda Marques inicia mutirão de cirurgias de fissura lábio palatina nesta quarta-feira

 “Meu desejo é ver minha filha falando normalmente e tenho certeza que esse sonho eu vou realizar aqui nesse hospital, com a graça de Deus”. A declaração é da dona de casa Aline Jesus de Morais, que mora na Aldeia Jaraguã, no município de Rio Tinto. Ela é mãe de Luis Andrade de Moura Santos, de 7 anos, uma das 14 crianças que irão passar pela cirurgia de fissura lábio palatina no Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado.

 

O hospital está participando de uma campanha nacional em um trabalho conjunto da Smile Train, ONG que se dedica a oferecer tratamento gratuito a pessoas com fissura lábio palatina, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e a Fundação Ideah e tem como objetivo conscientizar a população para esse problema e diminuir a fila de espera por cirurgia. Os procedimentos foram iniciados nesta quarta-feira (14) com término previsto para sexta-feira (16).

 

Aline Jesus contou que descobriu o problema assim que seu filho nasceu e de imediato procurou o Hospital Arlinda Marques, onde recebeu todo atendimento necessário. “Essa é a terceira cirurgia que meu filho faz e todas elas feitas com sucesso aqui no Arlinda Marques, onde ele também recebe todo atendimento necessário”, destacou.

 

A recepcionista Emanuele de Araújo Moura, que reside no município de Picuí, também se encontra no Arlinda Marques com a filha Yasmim Evellyn Araújo Santos, com 4 anos. Ela conta que a primeira cirurgia foi feita quando a criança tinha três meses e a segunda com um ano e sete meses. “Agora ela vai fazer o terceiro procedimento e tenho certeza que mais uma vez será realizado com sucesso para que ela possa ter uma vida normal”, destacou.

 

Clenilda de Medeiros Nóbrega mora na cidade de Patos e é mãe de Bianca de Medeiros Leite, de 10 anos. Ela disse que descobriu o problema da filha durante a gestação e assim que a criança nasceu procurou logo um médico especialista no assunto. “Quando ela tinha oito meses foi feita a primeira cirurgia e, logo depois, com um ano e três, foi feito um novo procedimento, sempre aqui no Arlinda Marques. Agora será feita mais uma cirurgia de correção e eu acredito que, a exemplo das outras, tudo vai transcorrer bem e com sucesso”, afirmou.

 

De acordo com o cirurgião plástico Wagner Leal, coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, a fissura lábio palatina é uma condição congênita que acontece em um1 em cada 700 nascidos vivos que acontece por uma falha na ormação da face entre a 8ª e 12ª semana de gestação e altera o formato de nariz, lábio, arcada dentária superior e céu da boca e que podecausar alteração na fala, na alimentação e ser causa de infecções crônicas de ouvido. O problema acomete mais meninos que meninas e é multifatorial, ou seja, pode ocorrer por causas genéticas ou por uso de medicamentos durante a gestação. Apesar de ser frequente em algumas famílias, na maioria das vezes não se encontra causa genética específica causadora da fissura.

 

 

Secom-PB

Últimas notícias

Ponte do Futuro – Arco Metropolitano

O gestor público que trabalha com seriedade e presta serviços essenciais ao seu povo não…

10 de fevereiro de 2026

Nabor Wanderley reforça fala de Daniella Ribeiro e diz que escolha de vice deve ficar mais para frente

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley (Republicanos), sinalizou que está em…

10 de fevereiro de 2026

João Azevêdo dá prioridade à gestão e reduz presença em agendas no interior da Paraíba; aliado vê tática como estratégia

Aliados do governador João Azevêdo (PSB) têm sentido a ausência do chefe do Executivo estadual…

10 de fevereiro de 2026

Inácio confirma vice de Lucas no radar da Federação e projeta bloco elegendo até 3 federais e 5 estaduais em 2026 na PB

O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão, em entrevista a imprensa nesta terça-feira (10), projetou…

10 de fevereiro de 2026

Vereador cumpre promessa e protocola pedido de CPI para investigar Cagepa na CMJP

O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma…

10 de fevereiro de 2026

“Não há pressa”, defende Daniella Ribeiro sobre definição para escolha do vice na chapa governista

A senadora Daniella Ribeiro (PP), mãe do vice-governador e pré-candidato do Governo do Estado, Lucas…

10 de fevereiro de 2026