A Paraíba o tempo todo  |

Hospitais de Trauma de JP e CG têm plantões cheios com quase 2 mil atendimentos no feriado

Foto: João da Paz/Ascom/Divulgação

Os hospitais estaduais de emergência e trauma da Paraíba tiveram um fim de semana e feriado de intensa movimentação. Em João Pessoa, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena contabilizou 1.008 atendimentos entre a sexta-feira (05) e o domingo (08). Já em Campina Grande, o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes registrou 807 atendimentos entre sábado (06) e segunda-feira (08).

Na capital, foram realizados 65 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade, sendo 36 de emergência e 29 eletivos. Do total de atendimentos, 259 casos foram classificados como graves ou gravíssimos.

As principais ocorrências foram:

Quedas: 153 casos

Acidentes de moto: 108 casos

Corpo estranho: 100 casos

Trauma: 51 casos

Queimaduras: 20 casos

Acidentes de automóvel: 16 casos

Agressões físicas: 12 casos

Atropelamentos: 8 casos

Ferimentos por arma de fogo: 7 casos

A faixa etária mais atingida foi a de 19 a 59 anos, com 607 pacientes. Entre os bairros, Mangabeira liderou os atendimentos (68), seguido por Valentina (50) e Gramame (31). Entre os municípios, Santa Rita teve maior número de casos (68), seguido por Bayeux (47) e Cabedelo (37).

Já em Campina Grande, foram realizadas 97 cirurgias durante o período. O domingo (07) foi o dia mais movimentado, com 285 atendimentos, seguido do sábado (270) e da segunda-feira (252).

As principais ocorrências foram:

Quedas: 205 casos

Acidentes de moto: 110 casos

Agressões físicas: 10 casos

Acidentes de bicicleta: 7 casos

Acidentes de automóvel: 7 casos

Atropelamentos: 6 casos

Ferimentos por arma branca: 1 caso

Ferimentos por arma de fogo: 1 caso

O hospital é referência em alta complexidade em Traumatologia e Ortopedia para 203 municípios da Paraíba, atendendo uma população de cerca de 2 milhões de pessoas.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe