Categorias: Saúde

Hospitais de Trauma de JP e CG registram mais de 2.300 atendimentos durante o Carnaval

PUBLICIDADE

O feriadão de Carnaval foi marcado por grande movimento nos hospitais de emergência da rede estadual. Em Campina Grande, o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes realizou 990 atendimentos entre os dias 14 e 17 de fevereiro, com 140 cirurgias registradas. Já em João Pessoa, o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena contabilizou 1.329 atendimentos, dos quais 341 foram considerados casos graves ou gravíssimos.

Campina Grande

De acordo com o balanço, o Trauma-CG atendeu 596 homens e 394 mulheres. O plantão mais movimentado foi o da segunda-feira (16), com 267 entradas, seguido da terça (17), com 260.

Entre as ocorrências, destacam-se:

118 acidentes de moto

254 quedas

12 agressões físicas

7 acidentes de automóvel

11 casos de AVC

12 queimaduras

Comparado ao Carnaval de 2025, houve aumento de 1,5% nos atendimentos e de 60% nas cirurgias. O hospital é referência em urgência e emergência para 203 municípios da Paraíba, atendendo cerca de 2 milhões de pessoas.

João Pessoa

Na capital, as quedas lideraram os atendimentos, com 235 casos, seguidas por corpo estranho (149) e acidentes de moto (115). Também foram registradas ocorrências de queimaduras (22), agressões físicas (17), acidentes de automóvel (16), arma de fogo (16), atropelamentos (14), além de casos clínicos como 58 acidentes vasculares cerebrais.

A faixa etária entre 19 e 59 anos concentrou a maioria das entradas (827 pacientes). Entre os bairros, Mangabeira liderou com 105 atendimentos, seguido por Valentina (63) e Gramame (32). Já entre os municípios da Região Metropolitana, Santa Rita foi o que mais registrou ocorrências, com 87 casos.

PB Agora

Últimas notícias

CÂMARA: Hugo Motta promete honrar acordo com PT para vaga no TCU e anuncia votação da jornada 6×1 para maio

em entrevista à imprensa nacional o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou…

18 de fevereiro de 2026

Entenda como o crescimento do turismo e do mercado imobiliário está mudando a vida em JP

 O Instagram especializado no mercado imobiliário @condominiointerativo, fez uma reportagem abordando como o turismo e…

18 de fevereiro de 2026

Presidente da CMCG anuncia retomada das atividades legislativas para o dia 24/02

O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Saulo Germano, anunciou que as atividades legislativas…

18 de fevereiro de 2026

Saiba quais documentos você precisa reunir para a declaração do IR 2026

Apesar da Receita Federal ainda não ter liberado o prazo do programa do Imposto de…

18 de fevereiro de 2026

João Pessoa já conta com mais de 50 mulheres alistadas para o serviço militar

Com a expansão das Forças Armadas no Brasil, a Paraíba tornou o alistamento militar feminino…

18 de fevereiro de 2026

Presidente mantém recomposição salarial para 2026 e veta reajustes escalonados até 2029

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou parcialmente as Leis nº 15.349 (Câmara…

18 de fevereiro de 2026