A Paraíba o tempo todo  |

Hemonúcleo realiza campanha de doação

 O Hemonúcleo de Itabaiana, que faz parte da Rede Hemocentro da Paraíba, vai realizar mais uma campanha de doação de sangue para aumentar o estoque que atende aos pacientes nas unidades de saúde da cidade e da região do Vale do Paraíba. A campanha, que será realizada por meio da parceria entre a Prefeitura da cidade e do Governo do Estado,vai acontecer no dia 19 de abril, das 7h às 17h, na Policlínica Dr. Aglair da Silva, Centro de Itabaiana.

 

De acordo com a diretora do Hemonúcleo de Itabaiana, Edna Araújo Gomes, o estoque de sangue em toda região anda baixo. “Esperamos que a população compareça, pois a necessidade é para todos os tipos de sangue, assim conseguiremos aumentar o estoque que atende aos pacientes nas unidades de saúdeda região. Cada doação pode salvar até quatro vidas. No dia 19, vamos unir forças para salvarmos muitas vidas”, disse Edna.

 

Para doar sangue a pessoa deve ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessária a autorização do responsável legal), pesar acima de 50 kg, estar alimentado (com intervalo de duas horas após o almoço) e ter dormido normalmente nas últimas 24 horas.

 

Além disso, é importante evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, não estar grávida ou em período de amamentação(menstruação e o usode pílulas anticoncepcionais não impedem a doação), e respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses paraos homens e de três meses para as mulheres.

 

Rede – A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. É composta por uma rede de 11 hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, Itabaiana, além de um regional em Campina Grande.

 

Secom-PB

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe