A Paraíba o tempo todo  |

Hemocentro da Paraíba fica aberto para receber doações nas vésperas de Natal e Ano Novo

 O Hemocentro da Paraíba, que faz parte da Rede Estadual de Saúde, terá um horário de atendimento diferenciado nos feriados de dezembro. No dia 24, véspera de Natal, e no dia 31, véspera de Ano Novo, estará aberto para receber doações de sangue das 8h às 13h. Nos dias 25 e 1º de janeiro, o Hemocentro estará fechado para o público. Já o serviço de liberação de sangue para hospitais funciona 24 horas, sem interrupção.

 

A chefe de Ações Estratégicas do Hemocentro da Paraíba, Divane Cabral, avaliou 2015 como um ano bastante produtivo. “Estamos fechando o ano bem felizes, pois foi um ano de muito trabalho e resultados. Tivemos um aumento de 3000 doadores com relação à 2014. Além disso, a doação feminina aumentou de 25 para 27%, graças a todo um trabalho sério, realizando campanhas visando aumentar o número de doadores”, disse.

 

Durante todo o ano, o Hemocentro realiza várias campanhas e ações para aumentar o número de doadores fidelizados, como datas comemorativas, coletas externas e homenagens aos que mais doaram. Para a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, essa é uma forma de homenagear quem salva a vida de pessoas que nem conhece. “É extremamente importante reconhecer o papel fundamental que os doadores têm na vida de milhões de pessoas que dependem da transfusão de sangue. O ato da doação de sangue é algo tão nobre, e a atitude de salvar vidas não pode deixar de ser lembrada”, disse Sandra Sobreira.

 

Divane Cabral lembrou que, com o objetivo de incentivar cada doador, foi desenvolvida uma carteira de fidelização. “A carteira rosa é para mulheres e a azul para homens, sendo que com 30 doações o doador passa a ter a carteira prata e com mais 30 ele recebe a carteira ouro”, concluiu.

 

Rede – A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. É composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

 

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida ou marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.

 

Condições para ser doador de sangue

 

– Ter idade entre 16 e 67 anos, 11 meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal).

 

– Pesar acima de 50 quilos.

 

– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas.

 

– Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço.

 

– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

 

– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

 

– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia.

 

– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

 

– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

 

– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

 

Imagem ilustrativa- internet

Secom-PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe