Categorias: Saúde

Hemocentro da Paraíba faz coleta de sangue hoje na UFPB

A unidade móvel do Hemocentro da Paraíba estará nesta sexta-feira (5), das 8h às 16h, no Centro de Comunicação, Turismo e Arte (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para realização de coleta de sangue. A ação é promovida por alunos do curso de Relações Públicas, em parceria com o Hemocentro.

 

Durante a coleta, uma van do Hemocentro também ficará disponível para os alunos caso haja necessidade de levá-los para efetuar a doação no Hemocentro. Segundo um dos organizadores da coleta, o estudante Rodrigo Macedo, o objetivo é mobilizar discentes, docentes e servidores técnico-administrativos do campus de João Pessoa e a comunidade que mora próximo à universidade para fazer a doação de sangue. A campanha "Doar Compaixão" busca conscientizar a comunidade universitária sobre a necessidade da prática regular da doação de sangue.

 

Para a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro da Paraíba, Elaine Farias de Santana, a ação, além de ajudar a reforçar o estoque de sangue, é importante para a conquista de novos e jovens doadores. “O sangue humano não pode ser fabricado artificialmente, por isso a doação é um ato de vital importância, e que ajuda a salvar vidas”, frisou. A coordenadora lembrou ainda que a necessidade de sangue é constante.

 

Critério para doação de sangue

Podem doar sangue pessoas em boas condições de saúde, que pesem no mínimo 50 kg e tenham entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal – pai ou mãe).

 

Além disso, é preciso estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, de preferência antes da meia-noite), estar bem alimentado, (evitando comidas gordurosas e, após o almoço, aguardar três horas) e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

 

 

Alguns fatores impedem a doação, sendo os principais: ter tido hepatite após 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue (Hepatites B e C AIDS – vírus HIV) e doença de chagas, diabético que já fez uso, pelo menos uma vez, de insulina e usuário de drogas ilícitas e injetáveis.

 

Todo o processo da doação de sangue demora, em média, 1 hora. A coleta dura no máximo 15 minutos e consiste na retirada de cerca de 450ml de sangue, realizada com material estéril, de uso único e descartável.

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

Últimas notícias

Hugo Motta reúne líderes partidários e define a pauta da Câmara após recesso; veja os principais itens

Por meio das suas redes sociais, na noite de ontem (28), o presidente da Câmara,…

29 de janeiro de 2026

Efraim avalia caminhada em defesa de Jair Bolsonaro, em Brasília: “Despertou um gigante adormecido”

Presidente do União Brasil na Paraíba e pré-candidato a governador, o senador Efraim Filho avaliou…

28 de janeiro de 2026

Guga Pet nega ter recebido convite para assumir nova Secretaria Executiva da Proteção Animal da PB

O vereador de João Pessoa, Guga Pet (PP), negou ter recebido convite para assumir a…

28 de janeiro de 2026

Nota Cidadã: confira lista de ganhadores do sorteio especial de janeiro com R$ 100 mil e carro elétrico

O Programa Nota Cidadã realizou, nesta terça-feira (27), o sorteio especial de janeiro, no Espaço…

28 de janeiro de 2026

PB AGORA/ANOVA: mais de 61% dos paraibanos aprovam gestão do presidente Lula

Em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto ANOVA, em parceria com o portal PB…

28 de janeiro de 2026

PB AGORA/ANOVA: Flávio Bolsonaro lidera índice de rejeição na disputa pela Presidência na Paraíba; Lula aparece em 2º

O cenário eleitoral para a Presidência da República na Paraíba não revela apenas em quem…

28 de janeiro de 2026