Categorias: Saúde

Greve dos Correios altera a inscrição de projetos de saúde

 A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alterou a forma de inscrição de projetos para a prevenção de HIV/AIDS/Hepatites Virais e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs, por conta da greve da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). Agora, as inscrições devem ser feitas em envelope lacrado e identificado, conforme previsto em Edital, na sala da Gerência Operacional das DST/Aids e Hepatites Virais, na sede da SES, na Av. Pedro II, nº 1826, Torre, CEP – 58040-440, João Pessoa, até a próxima sexta-feira (22), às 16h30.

O objetivo é fortalecer as instâncias voltadas a prevenção, diagnóstico e tratamento das pessoas com DST/Aids e Hepatites Virais. Neste sentido, diversas ações serão disparadas ocorrendo diálogos, oficinas, encontros, voltados a prevenção e cuidado com as pessoas que têm HIV e também com as que não têm o vírus.

Dessa vez, o edital contempla os projetos que visam trabalhar também na prevenção contra a tuberculose nas pessoas que têm Aids. “Embora a tuberculose seja uma doença que tem cura, se for adquirida por uma pessoa que tenha Aids, aumenta muito o risco de morte, daí a necessidade de se trabalhar também na prevenção dessa doença”, explicou a gerente operacional das DST/Aids e Hepatites Virais da SES, Ivoneide Lucena.

O edital contempla as áreas de atuação em prevenção, assistência e desenvolvimento institucional, divididas nas seguintes áreas temáticas: prevenção (promoção de práticas sexuais seguras; comunicação em saúde; promoção dos direitos humanos; advocacy e controle social); Assistência (atenção às pessoas vivendo e/ou convivendo com HIV/ Aids/HV); desenvolvimento institucional (fortalecimento das Organizações não Governamentais para atuação em redes objetivando a ampliação da prevenção as DST/Aids/HV e assistência às pessoas vivendo com HIV/Aids).

 

Serão contemplados somente projetos direcionados para os seguintes segmentos das populações: pessoas vivendo e/ou convivendo com HIV/Aids/HV; mulheres em situação de maior vulnerabilidade (vítimas de violência, com baixa escolaridade, de baixa renda); População LGBT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis,transexuais e homens que fazem sexo com homens – HSH; profissionais do sexo (masculino e ou feminino); adolescentes e jovens (masculino e ou feminino); idosos (as); comunidades tradicionais; população privada de liberdade; população de rua; populações com problemas de saúde decorrente do uso de crack e outras drogas e pessoas com deficiência (física, cognitiva e intelectual).

Serão selecionados até sete projetos, podendo cada instituição apresentar e ter a aprovação de, no máximo, dois projetos, sendo um deles, obrigatoriamente, voltado para a população LGBT, sob pena de desabilitação, cujo valor por soma de valores para seu financiamento pela SES não seja superior a R$ 21.670,00 por projeto.

 

Cronograma

Submissão de propostas – 22 de setembro de 2017

Divulgação dos resultados – 17 de outubro de 2017

Período para recebimento de recursos – 19 a 20 de outubro de 2017

Análise dos recursos – 23 a 25 de outubro de 2017

Homologação dos resultados – 03 de novembro de 2017

Prazo final para entrega da documentação – 15 de janeiro de 2018

Prazo previsto para início da contratação – 20 de fevereiro de 2018

 

Secom-PB

Últimas notícias

Nabor Wanderley reforça fala de Daniella Ribeiro e diz que escolha de vice deve ficar mais para frente

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley (Republicanos), sinalizou que está em…

10 de fevereiro de 2026

João Azevêdo dá prioridade à gestão e reduz presença em agendas no interior da Paraíba; aliado vê tática como estratégia

Aliados do governador João Azevêdo (PSB) têm sentido a ausência do chefe do Executivo estadual…

10 de fevereiro de 2026

Inácio confirma vice de Lucas no radar da Federação e projeta bloco elegendo até 3 federais e 5 estaduais em 2026 na PB

O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão, em entrevista a imprensa nesta terça-feira (10), projetou…

10 de fevereiro de 2026

Vereador cumpre promessa e protocola pedido de CPI para investigar Cagepa na CMJP

O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma…

10 de fevereiro de 2026

“Não há pressa”, defende Daniella Ribeiro sobre definição para escolha do vice na chapa governista

A senadora Daniella Ribeiro (PP), mãe do vice-governador e pré-candidato do Governo do Estado, Lucas…

10 de fevereiro de 2026

“A fidelidade partidária acabou”, lamenta Márcio Roberto sobre cenário eleitoral de 2026

O deputado estadual Márcio Roberto (Republicanos), candidato à reeleição, afirmou nesta terça-feira que o atual…

10 de fevereiro de 2026