A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Governo vai enviar vacinas contra dengue para mais 29 municípios

Guerra ao mosquito. Em meio a uma explosão de casos de dengue, o Ministério da Saúde decidiu enviar doses de vacinas contra a doença para mais 29 municípios nos próximos dias. O novo lote vai completar a lista de 521 municípios selecionados para receber as doses até a primeira quinzena de março. Até o momento, 492 cidades já receberam os imunizantes.

A vacinação contra a dengue começou neste mês e é destinada à aplicação em crianças de 10 e 11 anos. Até o fim deste ano, a vacinação com a Qdenga, nome comercial do imunizante, será ampliada para adolescentes de 12,13 e 14 anos que moram nos 521 municípios.

Os municípios foram escolhidos para receber os primeiros lotes das vacinas por estarem localizados em áreas de com alta incidência da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que provoca infecção mais grave da doença.

A restrição de regiões que vão receber a vacinação foi feita diante das dificuldades apresentadas para produção e oferta da vacina, elaborada pelo laboratório Takeda. A partir da entrega de mais carregamentos, a vacinação será ampliada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, foram compradas 5,2 milhões de vacinas neste ano. Em 2025, serão mais 9 milhões.
A vacina Qdenga teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Em dezembro do ano passado, a pasta anunciou a incorporação do insumo no SUS.

Pelo menos seis estados já declararam situação de emergência devido aos casos registrados de dengue na população. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal estão na lista.

O Brasil registrou no último final de semana o total de 762.545 casos prováveis de dengue em 2024, segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde. O total de óbitos causados pela doença é de 150, como consta no Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde.Na quinta-feira (22), a pasta havia informado 151 óbitos.

Segundo o ministério explicou, o recuo na contagem ocorreu pois o monitoramento dos casos é feito pelos próprios municípios e alguma Secretaria Municipal de Saúde colocou algum caso duplicado ou até mesmo uma morte em investigação como confirmada.

Segundo dados do painel, Minas Gerais lidera como o estado com o maior número de casos prováveis, tendo 268.976 diagnósticos. Em segundo está São Paulo, com 126.700 casos, depois o Distrito Federal, com 84.052, Paraná, com 76.288 casos e o Rio de Janeiro, com 57.017 diagnósticos prováveis.

O estado com menor número de casos prováveis é Roraima com 155 diagnósticos. Até o momento, pelo menos 6 estados e o Distrito Federal declararam estado de emergência devido à dengue no país. Além do DF, estão na lista: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe