Categorias: Saúde

Governador inaugura 1º Caps AD 24 horas na PB

PEPD/PB está realizando parcerias com universidades para fazer um mapeamento de dependentes químicos na Paraíba

 

 

“Não é necessário beber para ser feliz. Descobri isso quando perdi tudo para o álcool. Hoje, consegui recuperar o que perdi: meu emprego e o respeito da minha família. Tenho consciência da minha dependência e continuo seguindo o tratamento”. O relato foi feito por Edson Soares ex-dependente químico durante inauguração da primeira unidade regional do Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e outras Drogas (Caps AD). A solenidade foi presidida governador em exercício, desembargador Luiz Silvio Ramalho, no final da manhã desta sexta-feira (24), na Rua Sinésio Guimarães, no bairro da Torre, em João Pessoa.

O governador em exercício falou do papel da saúde pública na assistência aos dependentes químicos e da implantação de outros Caps AD na Paraíba. “Essa é uma doença que está tomando conta da sociedade. A implantação desse serviço é o primeiro passo de uma longa caminhada e espero que o programa seja implantado em outras cidades. Sem uma ajuda da área de saúde, os dependentes de drogas dificilmente conseguirão escapar do vício”.

O Caps Ad Regional vai funcionar em regime de plantão à noite, fins de semana e feriados, com 12 leitos, para receber pacientes de toda a Grande João Pessoa. Também será oferecida atenção integral a pessoas com transtornos decorrentes do uso abusivo e da dependência química e seus familiares. A expectativa é de atender cerca de 60 usuários por dia. O serviço faz parte da política estadual de enfrentamento às drogas.

Funcionamento do Caps AD – As internações no Caps AD Regional terão tempo médio de duração de 14 dias corridos ou 20 intercalados, em um período de 30 dias. O atendimento será promovido por uma equipe multiprofissional, incluindo psicólogo, psiquiatra, médico clínico geral, enfermeiro, terapeuta ocupacional, técnico de enfermagem, entre outros.

O gestor do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD/PB), Deusimar Guedes, explicou que o Caps AD de João Pessoa é o terceiro serviço do gênero implantado no Brasil e sua função é atender o dependente no momento da crise. “Agora temos uma luz no fim do túnel. A assistência ao dependente será feita no momento da sua crise por profissionais capacitados. Nessa hora, o paciente fica agressivo e os familiares não sabem o que fazer e nem onde recorrer”, comentou o gestor, e acrescentou que o PEPD/PB está realizando parcerias com universidades para em breve realizar um mapeamento de dependentes químicos na Paraíba.

Serviços para dependentes na Paraíba – Em julho deste ano, SES inaugurou o Espaço Inocêncio Poggi, no prédio anexo ao Complexo de Psiquiatria Juliano Moreira, em João Pessoa. Foi o primeiro serviço público do Estado exclusivo para internação e tratamento de dependentes químicos, com capacidade para internação e tratamento de até 18 pacientes usuários de drogas.

Na Paraíba, existem nove Caps AD funcionando, nas cidades de Campina Grande, Cabedelo, Cajazeiras, Guarabira, Patos, Piancó, Sousa e João Pessoa (duas unidades, sendo uma estadual e outra municipal). Nenhum deles está capacitado para atender em período permanente de 24 horas, feriados e fins de semana.

 

 

 

Secom PB

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026