A Paraíba o tempo todo  |

Secretários detalham plano de vacinação contra a Covid-19 na PB

Em entrevista a imprensa o secretário de saúde, Geraldo Medeiros e o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi comentaram suas expectativas sobre o prazo para vacinação de alguns grupos de risco na Paraíba. O Governo do Estado espera que toda a população da Paraíba seja vacinada contra a covid-19 em 2021. O Estado seguirá o cronograma nacional de vacinação e os primeiros a receber as doses serão os profissionais de saúde, idosos e indígenas.

Segundo Geraldo a expectativa é que o calendário vacinal tenha início na primeira quinzena de fevereiro e, após os grupos prioritários, o público de 18 a 58 anos, comece a ser vacinado em junho ou julho deste ano. O secretário de saúde, afirmou que espera receber nesta primeira fase 400 mil doses das duas vacinas que estão mais próximas de receber a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): a de Oxford, que tem como fabricante a Astrazeneca; e a Coronavac, produzida pela chinesa SinovacBiotech.

No Brasil, o Instituto Butantan é quem está fabricando a CoronaVac e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) produz a vacina da Astrazeneca. Os lotes serão enviados por etapas aos Estados. “A Paraíba possui estrutura para receber e acondicionar todas as doses. Até agora, existem 280 mil seringas na Secretaria de Saúde e outras 3 milhões estão em fase de licitação para serem adquiridas. À medida que o Governo Federal liberar os lotes para os Estados, a Vigilância de Saúde da Paraíba irá receber o material e distribuir as doses para os 223 municípios, além de dar as devidas orientações sobre a vacinação”, detalhou Geraldo Medeiros.

Cabe a cada município, imunizar a população, seguindo o calendário vacinal. Acondicionamento – O secretário executivo, Daniel Beltrammi afirmou que a Paraíba possui cerca de mil salas de vacinas e redes de frio. Essa rede inclui tanto Unidades de Saúde da Família quanto Unidades Básicas de Saúde. “Vamos abastecer todas essas salas que vão cumprir o cronograma do Sistema Único de Saúde, convocando a população para se vacinar, começando com os grupos prioritários”. Beltrammi destacou ainda que, além das USF e UBS, todas as Gerências Regionais de Saúde do Estado possuem dentro da sua estrutura uma rede de frio bastante poderosa para o armazenamento das doses. É a partir dessas Gerências Regionais que as vacinas vão ser levadas aos locais de vacinação de cada cidade. A estimativa do Governo do Estado é de que até maio ou junho se conclua a vacinação dos grupos prioritários.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe