A Paraíba o tempo todo  |

FAKE OU FATO? Veja o que se sabe sobre a pneumonia ‘desconhecida’ do Cazaquistão

FOTO: Legado Lima

Não há dúvida de que sobretudo nos dias atuais, as informações estão se disseminando cada dia mais rápido e podem tomar proporções jamais imaginadas. Através das telas de celulares e computadores chegam a todo instante notícias das mais diversas e algumas, por conta de toda a preocupação com relação à pandemia da covid-19, põem a população em alerta.

Foi assim que a informação sobre um possível pneumonia, que já teria matado milhares de pessoas no Cazaquistão se disseminou com uma velocidade inimaginável. As pessoas começaram a temer que além da covid-19, outra doença letal passasse a ameaçar a vida das pessoas.

Na noite da última quinta-feira (9) começaram a surgir relatos da ‘pneumonia desconhecida’ que já teria causado mais de 1.700 mortes no Cazaquistão desde o início do ano, e a informação adquiriu status de veracidade pois foi publicado pela embaixada chinesa no Cazaquistão, com o objetivo de avisar seus cidadãos sobre os potenciais riscos de saúde no país vizinho.

No entanto, tudo indica que se trata de um erro de informação.

Nessa sexta-feira (10) autoridades do Cazaquistão negaram a existência do surto que seria mais letal que a Covid-19 e representantes do governo admitiram que existem mortes por pneumonia de etiologia desconhecida no país, mas que podem ser exatamente casos de Covid-19 que não foram devidamente diagnosticados.

Então o que teria acontecido de errado para que a embaixada chinesa tivesse publicado a informação como verídica?

Tudo indica que uma falha de tradução em um comunicado cazaque deu origem a essa confusão já que o comunicado de autoridades de saúde do Cazaquistão continha atualizações sobre pneumonia comum, e a embaixada chinesa acabou adicionando a palavra “desconhecida” para descrever a doença.

Foi o que bastou para que a notícia caísse como uma bomba em todos os países.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) também atribuiu as mortes pela “pneumonia desconhecida” à Covid-19.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe