Exposição às telas aumentou 62% e crescem casos de Síndrome da Visão de Computador

A pandemia da covid-19 trouxe uma série de hábitos e reforçou outros que podem afetar a saúde e qualidade de vida. O Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (Elsa – Brasil) apontou que o tempo de exposição às telas aumentou 62% nesse período. Uma das consequências da tendência é a ‘Síndrome da Visão de Computador’, transtorno caracterizado por dor de cabeça, cefaléia, enjoos, náuseas, olhos vermelhos e coceira ocular.

Atendendo há mais de 27 anos, o oftalmologista do Sistema Hapvida Breno Barth notou o aumento dos casos no seu consultório durante a pandemia. Ele acredita que o transtorno foi intensificado pelo modelo ‘home office’ e também pelo isolamento social. As crianças também podem ser acometidas pelo transtorno. As aulas, que passaram a ser no formato on-line, levaram a um maior tempo às telas, que também são utilizadas no momento de lazer.

“Muitas vezes, a pessoa passa o dia no computador e no final do dia fica no celular, aumentando o tempo de exposição e dormindo pouco, o que colabora”, pontua.

O especialista explica que o diagnóstico é feito com a descrição dos sintomas pelo paciente. “Além das dores de cabeça, irritação, lacrimejamento e coceira, pode haver ainda erros refracionais, como miopia e astigmatismo. Com o diagnóstico correto, conseguimos solucionar as duas coisas”, esclarece.

Após identificado o transtorno, o caminho para a cura é simples: a redução do uso das telas. Outras medidas também ajudam: uso de colírio lubrificante, piscar os olhos com frequência para minimizar o ressecamento e contemplar o horizonte. “A cada tempo de tela, é importante dar uma parada e olhar para o horizonte. Isso ajuda a relaxar a musculatura do globo ocular”, revela.

As recomendações também valem para quem não desenvolveu o transtorno, mas mantém uma rotina frequente com um computador, celular, tablet ou outro dispositivo. O oftalmo aponta que atualmente há programas que informam o tempo gasto no aparelho, o que pode ser uma ferramenta para limitar o hábito. Cabe aos pais também fazer esse controle com as crianças.

PB Agora

Últimas notícias

Vereador de Santa Rita seguirá preso apesar de revogação de preventiva, entenda

O vereador Wagner Lucindo de Souza, de Santa Rita, permanecerá preso mesmo após a revogação…

13 de fevereiro de 2026

Ruy celebra criação da Universidade do Esporte e reforça histórico de apoio ao setor

A prática esportiva como ferramenta de mudança social segue entre as prioridades do deputado federal…

13 de fevereiro de 2026

Confira como fica o trânsito e o transporte no desfile do Bloco Cafuçu hoje na capital

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa definiu o plano especial de trânsito…

13 de fevereiro de 2026

Galo da Madrugada deve arrastar mais de 2 milhões de pessoas ao som de 30 trios elétricos

Galo da Madrugada deve arrastar mais de 2 milhões de pessoas ao som de 30…

13 de fevereiro de 2026

João Pessoa está entre os destinos nacionais mais procurados para o Carnaval de 2026

Levantamento da plataforma Decolar mostra que João Pessoa está na 13ª posição no ranking de…

13 de fevereiro de 2026

Cerveja pode virar vilã do bolso do folião com variação de quase 100% no preço, em CG

Com a chegada do Carnaval, o consumo de bebidas aumenta e o bolso do folião…

13 de fevereiro de 2026