A Paraíba o tempo todo  |

Estudo da Universidade Federal da Paraíba aponta a área com a pior qualidade de ar em João Pessoa

Um estudo sobre de poluição atmosférica nas áreas urbanas na capital, feito pelo do Laboratório de Tecnologia de Biocombustíveis (Idep) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenado pela professora Nataly Albuquerque, revelou que a área central de João Pessoa é a que possui o ar mais poluído.

Segundo a pesquisadora isso ocorre devido a emissão de poluentes atribuída principalmente aos veículos automotores, sendo o fluxo de carros, motocicletas, caminhões e ônibus na malha viária um importante indicador de poluição atmosférica nas áreas urbanas. “Em João Pessoa, temos a frota de ônibus movida a diesel, o que aumenta a emissão de material particulado e compostos de enxofre”, disse Nataly Albuquerque.

O Idep é o grupo de pesquisa da UFPB que trabalha com a temática da qualidade desde o ano de 2014. E um estudo divulgado pela coordenadora do laboratório em conjunto com a professora do Laboratório de Estudos em Química Ambiental (LEQA), Marcia Pontieri, revelou que os poluentes presentes na atmosfera de João Pessoa estão diretamente relacionados às fontes de emissão.

“Com isso, podem ser encontrados poluentes como material particulado, monóxido de carbono, metais pesados, compostos aromáticos, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, entre outros”, afirmou a pesquisadora Albuquerque, onde destaca ainda: “No Centro da cidade é um local com grande emissão de poluentes, e todas as vias com alto fluxo veicular, especialmente em horários de pico. Realizamos estudos na avenida Tancredo Neves e evidenciamos o aumento da concentração de material particulado em determinados horários do dia”, afirmou.

 

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe