Categorias: Saúde

Está com excesso de peso? Especialistas dão dicas como reverter esse cenário que na PB atinge 282 mil pessoas

Falar sobre o ganho de peso também é falar sobre aspectos genéticos, comportamentais, socioculturais e econômicos. Nesse contexto, ao perceber o ganho de alguns quilos no seu peso corporal, de forma contínua ou excessiva, é fundamental segundo os especialistas Márcia Brandeburski (endocrinologista) e Vivian Gonçalves, que é nutricionista tentar compreender o que está provocando esse aumento de peso, ao invés de procurar dietas milagrosas, remédios para emagrecer ou adotar outros comportamentos imediatistas que podem ser prejudiciais à saúde. Na Paraíba, 282 mil pessoas com excesso de peso foram acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2020, representando 46,3% da população que utilizou o serviço.

Ainda segundo esses dados do SUS, dividindo por faixa etária, tem-se que 36.12% da população adulta do estado estava com sobrepeso em 2020, o que significa 94.423 pessoas da mesma faixa etária. Os dados compõem os relatórios do estado nutricional dos indivíduos acompanhados por período, fase do ciclo da vida e índice, do Ministério da Saúde e revelam que o sobrepeso naquele ano fazia parte da vida da maioria da população adulta na Paraíba.

“Divide-se o peso (em Kg) do paciente pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado. De acordo com o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o resultado fica entre 18,5 e 24,9 kg/m2, o peso é considerado normal. Entre 25,0 e 29,9 kg/ m2, sobrepeso, e acima deste valor, a pessoa é considerada obesa”, explica. Ela ressalta que conforme a magnitude do excesso de peso pode-se classificar o grau de obesidade em: Obesidade leve (classe um – IMC 30 a 34,9 kg/ m2), moderada (classe dois – IMC 35 a 39,9 kg/m2) e grave ou mórbida (classe três – IMC ≥ 40 kg/m2). “O IMC normal seria de 20 a 25 e sobrepeso IMC de 25 a 30 kg/m2. Essa classificação é importante na escolha do tipo de tratamento, quando deve ser clínico ou cirúrgico. A obesidade pode, também, mexer com fatores psicológicos, acarretando diminuição da autoestima e depressão e é fator de risco para uma série de doenças”, completou, Márcia Brandeburski.

De acordo com a nutricionista Vivian Gonçalves, a obesidade tem como uma de suas raízes o sistema alimentar como um todo, que tem influência na produção dos alimentos, na disponibilidade e até mesmo no preço final para o consumidor, dentre outras questões. Aspectos fundamentais que podem interferir nas escolhas individuais e familiares na hora de se alimentar.

Até mesmo os ambientes institucionais exercem o seu poder de influência e regulação, como a escola e o trabalho. Se eles não forem adequados, sem favorecer atitudes e comportamentos saudáveis, também podem colaborar para o desenvolvimento e a manutenção do sobrepeso e da obesidade. Um exemplo de influência positiva são as empresas que têm copas para que o colaborador leve sua comida de casa, um espaço para se alimentar adequadamente. Ou ainda, escolas que priorizem os alimentos in natura e minimamente processados no preparo da alimentação oferecida aos escolares.   “Quando nós temos um ambiente que é favorável, um ambiente que favorece as escolhas saudáveis, que não é ‘obesogênico’, esse indivíduo vai ter mais facilidade de adequar alguns hábitos e atitudes para poder romper esse ciclo”, reforça a nutricionista.

Além dos aspectos culturais e sociais, a profissional lembra que o econômico também chama bastante atenção, especialmente hoje em dia. De acordo com ela, pessoas com pouco acesso aos alimentos e com baixo poder aquisitivo têm feito o uso e o consumo de alimentos não saudáveis, como os ultraprocessados, e também têm apresentado altas taxas de obesidade.

Esse contexto remonta à questão inicial sobre o sistema alimentar, que impacta diretamente na disponibilidade dos alimentos para as pessoas. Com isso, a profissional enumera ainda dois grupos que envolvem a má nutrição: quem tem acesso e não consegue fazer escolhas saudáveis e quem não pode escolher o que come, restringindo a sua alimentação ao que estiver disponível no momento.

Da Redação

Últimas notícias

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa, Raphaella Brilhante

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026

Paraíba será sede do Mundial de Paraquedismo em 2027

A Paraíba foi oficialmente escolhida para sediar o World Cup Skydive Mondial Brasil 2027, um…

25 de janeiro de 2026

Mega-Sena acumula mais uma vez e próximo prêmio pode chegar a R$ 92 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.964 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (24).…

25 de janeiro de 2026

Defesa de João Paulo Casado vai recorrer de condenação por agressão a esposa em JP

A defesa do médico João Paulo Casado anunciou que vai recorrer da decisão judicial que…

25 de janeiro de 2026

Polícia Militar apreende motocicleta com indícios de adulteração em Mulungu

Na madrugada deste domingo (25), a Polícia Militar da Paraíba realizou a apreensão de uma…

25 de janeiro de 2026

Carro capota após bater em poste na avenida Tancredo Neves, em João Pessoa

Um carro capotou na manhã deste domingo (25) após colidir com um poste na avenida…

25 de janeiro de 2026