A Paraíba o tempo todo  |

Especialistas vão revisar status de pandemia da gripe A

O surto de gripe suína, que teve início em abril do ano passado, tem sido marcado por uma polêmica sobre um possível exagero da OMS e de autoridades públicas ao declararem a pandemia da doença no mês de junho.

O sistema de alerta para pandemias da OMS também tem sido alvo de muitas críticas por priorizar o critério de distribuição geográfica, além do conflito de interesses entre os oficiais de saúde e as empresas que produzem a vacina contra a gripe suína.

A revisão vai avaliar o quanto a OMS e seus 193 países membros estava preparados para reagir ao surto da gripe suína, se houve exagero nas avaliações e o acesso de países pobres à vacina, disse Keiji Fukuda, diretor da OMS para a gripe suína. “O principal objetivo desta revisão é identificar o que podemos fazer para melhorar nossa atuação em um episódio como este”, afirmou Fukuda.

A OMS afirma que o índice de mortes pela doença ainda é bastante elevado e que é cedo para declarar o fim da pandemia. Cerca de 17 mil pessoas morreram pela doença desde abril do ano passado.

Estadão

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe