A Paraíba o tempo todo  |

Especialistas debatem o aumento dos planos de saúde e dão dicas para não se cair em ‘armadilhas’

A pandemia do novo coronavírus levou mais brasileiros a buscarem uma cobertura privada de saúde. Na Paraíba a realidade não tem sido diferente, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os planos de assistência médica em atuação no Estado ganharam mais de 20 mil beneficiários entre setembro de 2020 e setembro deste ano. Quem fala a respeito explicando as causas desse aumento e dando dicas de como contratar um bom plano são os advogados especialistas em contratos Marco Aurélio Martins Mota e Rodrigo Araújo.

Ainda segundo a ANS, além do aumento na procura por planos de saúde, a adesão a serviços odontológicos particulares também cresceu. Segundo a ANS, até setembro deste ano, 416.982 planos estavam ativos em todo o território paraibano.

Para Marco Aurélio o aumento dos beneficiários se deu por causa de flexibilizações feitas pelas operadoras nos planos de saúde, que reduziram o valor das mensalidades. “Os planos mais antigos contemplam cobertura integral, acomodação em quarto individual, hospitais mais robustos e outras vantagens. Essas características implicam uma mensalidade mais alta. Diante da crise, a renda diminuiu e aumentou o número de pessoas que passaram a não ter um plano de saúde. Para viabilizar a contratação, as operadoras criaram produtos com menos benefícios, incluindo coparticipação no pagamento dos tratamentos, acomodação em enfermaria e outras limitações, o que pode ter influenciado no aumento do número de beneficiários”, afirmou.

Já Rodrigo Araújo, destaca que o aumento se deve, principalmente, à pandemia e pelo receio dos beneficiários com relação a internações por causa da covid-19. “A maioria das pessoas procura contratar os serviços de um plano de saúde nesse momento de pandemia justamente para não dependerem apenas dos serviços do Sistema Único de Saúde, que em maior parte do tempo se viu muito próximo do esgotamento dos seus recursos, não só para pacientes de covid como também para outros tipos de patologias”, disse.

Segundo eles, é preciso ter cuidado na hora da assinatura do contrato e ver bem todas as especialidades oferecidas pelos planos para não cobrar alguma demanda depois que seja assinado o contrato.

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe