Especialistas alertam para a importância da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 e do uso de máscaras pela população

Com o aumento dos casos de Covid-19 nas últimas semanas, os infectologistas Renee Oliveira e Fernando Chagas, reforçam a importância da população em aderir à quarta dose da vacina e usar em espaços fechados as máscaras. Segundo, Renee Oliveira, a pandemia não acabou e, por isso, é importante que as pessoas tomem todas as doses das vacinas e cuidem das medidas de proteção, principalmente para aquelas que pertencem aos grupos de risco. O profissional fala sobre o aumento de casos, a importância das vacinas e principais medidas de proteção que podem ser seguidas pela população. Questionado, por que está ocorrendo esse aumento no número de casos, o médico respondeu:

“Estamos vivendo um aumento expressivo no número de casos e conseguimos enxergar apenas uma pequena parcela, que são as pessoas que vão em busca de serviços de saúde, que fazem testes de farmácia, autoteste ou o RT-PCR. A variante presente no momento ainda é a Ômicron e que tem como característica o aparecimento de subvariantes, que são extremamente transmissíveis e que tem a capacidade de escapar do sistema imunológico, mesmo em relação aos vacinados. Então uma pessoa que teve Covid-19 hoje pode ter daqui a três meses de novo, por conta dessa constante mutação do vírus”, disse Renee.

Ainda segundo o infectologista é fundamental completar seu ciclo vacinal neste cenário. “Estamos observando um grande número de pessoas contaminadas, mas em comparação com 2020 e 2021, o número de pacientes internados é pequeno e são principalmente pessoas que não se vacinaram ou completaram o esquema vacinal. A variante Ômicron, que é a que está circulando hoje é mais transmissível, não leva a quadros graves, pois não acomete muito o pulmão e tem preferência pelo trato respiratório superior, o que facilita para o organismo se defender com o auxílio das vacinas, que são muito eficazes nessa prevenção”, afirmou.

Assim também pensa o infectologista Fernando Chagas, onde ao analisar que existe uma nova variante do vírus, a chamada Ômicron BQ.1, se faz necessário medidas mais duras para conter o avanço da doença. “A máscara freia, com ou sem vacina, a proliferação do vírus”, disse. Sobre a nova variante, Chagas ressaltou que essa cepa possui uma característica chamada de imunidade neutralizante. “Geralmente, as pessoas que já tiveram contato com o vírus ou foram vacinadas possuem 50 a 60%, em média, de chances de não adoecerem. Porém, com essa nova cepa é diferente, porque ela foge da imunidade neutralizante. Desse modo, 100% das pessoas se tiverem contato com o vírus, mesmo quem já teve a doença ou mesmo vacinado, podem desenvolver a doença, ainda que na forma leve. Essa variante é muito mais transmissível. Mesmo vacinado, a chance de pegar e apresentar a doença é alta”, ressaltou. O infectologista informou ainda que agora a preocupação não é apenas a questão da contaminação, mas também a quantidade de pacientes internados nos leitos que vem aumentando. Segundo ele, isso já era esperado devido às características dessa nova cepa, pela sua alta transmissibilidade. A maioria dos pacientes internados são aqueles que não completaram o esquema vacinal ou sequer iniciaram a vacinação contra Covid-19, informou.

Da Redação

Últimas notícias

Nabor Wanderley reforça fala de Daniella Ribeiro e diz que escolha de vice deve ficar mais para frente

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado, Nabor Wanderley (Republicanos), sinalizou que está em…

10 de fevereiro de 2026

João Azevêdo dá prioridade à gestão e reduz presença em agendas no interior da Paraíba; aliado vê tática como estratégia

Aliados do governador João Azevêdo (PSB) têm sentido a ausência do chefe do Executivo estadual…

10 de fevereiro de 2026

Inácio confirma vice de Lucas no radar da Federação e projeta bloco elegendo até 3 federais e 5 estaduais em 2026 na PB

O pré-candidato a deputado estadual Inácio Falcão, em entrevista a imprensa nesta terça-feira (10), projetou…

10 de fevereiro de 2026

Vereador cumpre promessa e protocola pedido de CPI para investigar Cagepa na CMJP

O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma…

10 de fevereiro de 2026

“Não há pressa”, defende Daniella Ribeiro sobre definição para escolha do vice na chapa governista

A senadora Daniella Ribeiro (PP), mãe do vice-governador e pré-candidato do Governo do Estado, Lucas…

10 de fevereiro de 2026

“A fidelidade partidária acabou”, lamenta Márcio Roberto sobre cenário eleitoral de 2026

O deputado estadual Márcio Roberto (Republicanos), candidato à reeleição, afirmou nesta terça-feira que o atual…

10 de fevereiro de 2026